O currículo do candidato é um documento que deve ser elaborado dessa forma para que ele alcance seus objetivos no mercado, por isso, construa um documento assertivo e dinâmico.
Os dados pessoais devem ser inseridos de maneira sucinta, priorizando meios de contato. Sendo assim, é relevante que evite inserir informações excessivas e desnecessárias, como números dos seus documentos pessoais ou dados de filiação, por exemplo.
É muito importante que o seu objetivo seja direto. Por isso, é aconselhável que informe o cargo pretendido, considerando a sua área de atuação e sua hierarquia. Por exemplo: auxiliar de logística; analista de relacionamento com o cliente; assistente de marketing digital; gerente de faturamento etc.
A descrição no que se refere a sua escolaridade deve ser atualizada e sucinta. Informe o nome da instituição de ensino e o período estudado, considerando a ordem cronológica inversa, priorizando informações atuais. Além disso, caso estude, considere a previsão de término do curso atual e informe se estuda de maneira online ou presencial.
A sua carreira profissional deve ser objetiva e direta. Assim sendo, é viável que informe o nome das organizações pelas quais passou e o período trabalhado. Lembre-se de que o currículo é um documento que será explorado durante a entrevista de emprego.
Portanto, não é cabível que insira uma narrativa concreta ao elaborar o seu currículo, mediante o risco de que o documento seja descartado, sem que seja devidamente analisado. Além disso, como as demais informações, priorize os dados atuais durante a construção das informações.
Caso opte por resumir o seu currículo, crie algum tipo de relação entre suas habilidades comportamentais descritas no currículo e as atividades exercidas em seus empregos anteriores.
Dessa forma, o documento estará coerente e objetivo, atendendo a necessidade do mercado atual. Entretanto, é válido destacar que essa relação pode ocorrer de forma indireta.
Não menos importante, é viável que atualize o seu perfil no Linkedin. Visto que a ferramenta online é amplamente utilizada no processo de recrutamento e seleção de diversas empresas, sendo fundamental direcioná-la de maneira assertiva e objetiva. Portanto, direcione o seu perfil no mercado e eleve a visibilidade do seu perfil profissional.