Empregos

Currículo assertivo e entrevista de emprego direcionada – veja dicas

É muito importante que, na condição de candidato, você construa o seu currículo de forma assertiva, bem como, ao receber o tão esperado convite para uma entrevista de emprego que seja de seu interesse, se direcione assertivamente durante o processo seletivo. Sendo assim,  confira algumas dicas para as duas situações.

Currículo assertivo e entrevista de emprego direcionada – veja dicas

A construção do seu currículo deve ser sucinta e direcionada. Por isso, é muito importante que você evite informações excessivas e desnecessárias. Por exemplo, não informe o número de seus documentos ou seus dados de filiação.

Tenha clareza sobre os seus objetivos

 Além disso, você deve ter clareza sobre o seu objetivo e destacar os pontos importantes referentes à sua trajetória profissional no campo que se refere a sua experiência.

Dessa forma, além dessas informações, também é útil informar suas formações acadêmicas. Caso você estude, coloque a previsão de término do seu curso em andamento e a modalidade de ensino.

Crie uma relação entre o resumo do currículo e a sua descrição profissional

 A construção do seu currículo também requer que você tenha coerência nas informações do resumo, caso opte por inserir um resumo no documento. Visto que as competências e habilidades descritas no documento devem ser correlatas aos pontos citados na sua descrição profissional.

Aprofunde seu autoconhecimento profissional

Sendo assim, ao receber o convite para a tão aguardada entrevista de emprego, é muito importante que você aprofunde os assuntos inseridos em seu currículo, de maneira que você tenha clareza sobre quais foram seus resultados assertivos na sua trajetória profissional. Resultados como: planejamentos, ideias, sugestões e melhorias feitas por você durante sua passagem por seus empregos anteriores.

Analise a cultura da empresa

Conheça a cultura da empresa. Visto que este é um fator importante para que você se direcione durante a entrevista de emprego. Uma vez que uma cultura Startup é bem diferente de uma empresa tradicionalista. Sendo assim, esse conhecimento poderá direcionar a sua maneira de se vestir, bem como, a sua forma de se comportar.

 Atente-se à construção da narrativa e a sua postura corporal. Visto que são fatores intangíveis compostos por seus gestos, sua fala, tom de voz,  etc. Ou seja, é importante que se atente a alguns pontos, como, evite cruzar  braços e pernas, evite gesticular excessivamente e procure controlar o seu tom de voz.

Por isso, analise o seu currículo de forma direcionada e eleve suas chances de sucesso durante a entrevista de emprego, direcionando assim a sua trajetória profissional de maneira orgânica.