A cultura inca fez parte da civilização inca que habitou partes dos Andes, na região do Peru, entre os anos de 3.000 a.C. e 1.500 d.C.
Por conta do conceito de espiritualidade inca, eles eram grandes artistas e possuíam uma arte desenvolvida com técnicas avançadas.
Dessa maneira, os incas produziram vários objetos de artesanato, escultura, arquitetura, instrumentos musicais, dentre outros.
A cultura inca tornou-se um possível tema de questões de história no Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e nos diversos vestibulares do país. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre.
Dentre as principais características da Cultura Inca, podemos destacar:
A cultura inca esteve muito relacionada com a religiosidade desse povo, onde as esculturas, artesanato e arquitetura refletiam a sua religiosidade.
A saber, a religião inca era politeísta, ou seja, eles acreditavam em diversos deuses, relacionados com elementos da natureza como a chuva, relâmpagos, sol, lua, vento, nuvens, entre outros.
Para o desenvolvimento da arte, os incas utilizavam como materiais fibras, tintas vegetais, madeira, metal e cerâmica.
Eles produziam objetos utilitários e de adorno, como por exemplo cestos, redes e joias, tal qual realizavam pinturas em tecidos.
Diversos objetos acabavam utilizados em rituais e em cerimônias como por exemplo, arte Plumária, vestimentas e tapeçaria cheia de cores.
A arquitetura inca conseguiu chegar a um grau de técnicas e beleza. O adobe e a pedra eram os produtos mais utilizados nas construções incas.
O povo inca conseguiu erguer diversas construções, desde casas, templos, estradas, palácios, túneis, aquedutos, entre outros.
Os incas adoravam criar esculturas através de pedras preciosas e principalmente sobre o ouro.
A saber, as esculturas eram em sua maioria figuras de deuses e tudo que estivesse relacionado com a natureza, ou seja, animais, vegetação, rios, entre outros.
A cultura inca musicalmente tinha como principal material utilizado no desenvolvimento de instrumentos musicais o bambu.
Além disso, o principal instrumento produzido e utilizado por eles era a flauta inca. As músicas eram tocadas principalmente para homenagear os deuses e os elementos da natureza.
A culinária do povo inca era bem versátil, pois possuia diversos vegetais, frutas, grãos, cereais, pães e carnes.
Para esse povo, a quinoa acabou sendo considerado o cereal sagrado, tendo em vista que possuía diversos valores nutritivos.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Cultura Inca?
Não deixe de ler também – Maias: Como eles viam o sol, a lua e os planetas.