Quem tem conta no Mercado Pago precisa ficar atento, pois criminosos estão utilizando a plataforma para aplicar um novo golpe do PIX.
O alerta é do advogado Fernando Chagas, que divulgou como o golpe acontece e o que fazer para não se tornar uma vítima.
O PIX é uma ferramenta financeira importante que surgiu para facilitar o dia a dia de consumidores e comerciantes. No entanto, toda essa facilidade também chamou a atenção de criminosos que, por sua vez, encontram brechas para roubar.
Novo golpe do PIX no Mercado Pago
O novo golpe do PIX já tem feito muitas vítimas no Brasil. Isso porque os criminosos aproveitam da boa fé dos clientes do Mercado Pago, a fim de conseguir dinheiro de forma ilícita.
Entenda como os criminosos agem:
- Primeiro, o golpista envia um PIX na conta do cliente do Mercado Pago;
- Depois, ele envia uma mensagem para a vítima, informando que fez uma transferência errada e solicita a devolução;
- No entanto, ele pede para que a devolução seja feita em outra chave. Assim, o cliente não utiliza a opção de “devolução de PIX“, mas sim, faz uma nova transferência;
- Após a devolução, o criminoso agradece, mas pouco tempo depois, solicita ao Mercado Pago a devolução do dinheiro por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Ou seja, o golpista recebe o dobro (a devolução da vítima e mais a devolução do MED).
Como o golpe é possível?
Para entender melhor como o golpe do PIX no Mercado Pago funciona, o advogado Fernando Chagas vai mais além. Segundo ele, o criminoso conta com o apoio de um funcionário da instituição. Assim, consegue obter os dados da vítima, bem como o contato e o valor disponível em sua conta.
Dessa forma, para escolher a vítima, o funcionário observa quem já tem saldo disponível e o valor que possui. Essa informação é determinante para decidir o valor do golpe.
Por fim, a vítima obtém um sério prejuízo financeiro e, muitas vezes, não consegue mais contato com o criminoso.
Como não cair no golpe do PIX?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que qualquer dinheiro que cair na sua conta e for de origem desconhecida não pode ser utilizado. Isso porque se trataria de apropriação de bem de outra pessoa. Por isso, não é recomendado pegar o dinheiro que o criminoso enviou e utilizar para outro fim.
“Para não cair no golpe sempre devolva pela opção de devolução do PIX. Se o PIX for devolvido, der erro ou não tiver essa opção não devolva por um novo PIX. Entre em contato com o Banco ou espere voltar a opção de devolução”, disse o advogado Fernando Chagas.
Entenda o Mecanismo Especial de Devolução (MED)
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é uma ferramenta criada pelo Banco Central (BC) para proteger os usuários do PIX. Com ele, é possível solicitar a devolução de um PIX enviado errado em até 96 horas após a realização da transferência.
Assim, ele é fundamental nos casos em que o consumidor enviou um PIX para a pessoa errada e o destinatário se recusa a devolver. Além disso, auxilia na recuperação do dinheiro perdido em golpes.
Caí no golpe do PIX, e agora?
Caso caia no novo golpe do PIX é importante manter a calma e seguir os passos necessários para tentar recuperar o dinheiro. Saiba o que fazer:
- Em primeiro lugar, registre um Boletim de Ocorrência. Atualmente, é possível fazer de forma totalmente online. Para isso, basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado. Depois, será necessário informar os seus dados e descrever a situação;
- Depois, entre em contato com o seu banco e informe a situação para que ele tome as providências necessárias;
- Guarde todas as evidências do golpe, incluindo conversas por mensagens instantâneas, o comprovante do PIX que você enviou e tudo que pode servir como prova da fraude.
Por fim, é importante lembrar que, quanto mais rápido tomar as providências, maiores são as chances de recuperar o dinheiro.