O Circuito Tela Verde tem como objetivo estimular e promover a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, buscando atender demandas em espaços educadores, de acordo com definição oficial do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Conforme destaca a divulgação realizada na data desta publicação, 20 de outubro de 2022, o projeto se estrutura em dois eixos de atuação:
Os vídeos foram selecionados por meio de um grupo de trabalho composto por membros das secretarias do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que avaliaram critérios como diálogo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA); diálogo com as demais Políticas de Meio Ambiente; qualidade de som e imagem dos vídeos, explica a divulgação oficial.
Além disso, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) informa que estão abertas até o dia 03 de novembro as inscrições para as instituições interessadas em exibir os vídeos selecionados. Cada instituição terá acesso aos vídeos selecionados, assim como ao guia com orientações sobre como realizar a Mostra do Circuito Tela Verde.
A recomendação é que as exibições dos vídeos sejam acompanhadas de debates, visando promover a reflexão e o aprofundamento dos conteúdos apresentados nos vídeos, destaca o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Os vídeos para o Circuito Tela Verde deverão contemplar uma ou mais das temáticas trabalhadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), conforme os assuntos listados abaixo:
De acordo com a divulgação oficial, não haverá premiação, patrocínio ou pagamento para os vídeos selecionados. Não poderão participar videos já selecionados em outras edições do CTV.
Vídeos que utilizem recursos para inclusão de públicos tais como: legenda, linguagem em libras, entre outros, receberão pontuação extra. Os vídeos devem ser encaminhados em formato de arquivo, nas extensões: MKV, MP4, .MOV, com resolução mínima de 720p, 1080p e 4K.