Os crustáceos são animais que pertencem à família dos artrópodes, são invertebrados e vivem principalmente no ambiente marinho, contudo também podem viver no ambiente terrestre.
Os exemplos de crustáceos mais conhecidos são os camarões, lagostas, caranguejos, siris e as cracas. Eles tornaram-se fundamentais na culinária de diversos países.
Ademais, vale destacar a sua importância ecológica para o planeta. Afinal, são organismos que compõem boa parte do plâncton, formando a base da cadeia alimentar nos ecossistemas marinhos.
Os crustáceos poderão aparecer em questões de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Como falamos acima, os crustáceos pertencem à classe dos artrópodes, ou seja, nessa classificação os seres possuem pernas articuladas, no entanto, sem espinha dorsal.
Desse modo, pertencem a essa categoria o caranguejo, craca, camarão, lagosta, entre outros. A maioria deles tem como hábitat natural o mar, contudo alguns podem viver na terra.
Como é o caso do bicho-de-conta conhecido como “tatuzinho”, encontrado em jardins também pertence a essa classe.
A maioria dessas espécies nascem através de ovos, dessa maneira, grande parte deles atravessam um processo de transformação.
Quando chegam à fase adulta, os crustáceos adquirem uma casca grossa. Posteriormente, essas cascas vão se substituindo de forma natural.
Ademais, podemos citar como principais características:
Os crustáceos possuem algumas curiosidades, você sabia que o menor deles é a Pulga D’água(Daphnia), ela mal pode ser vista a olho nu.
Em contrapartida, o maior crustáceo é um caranguejo de origem japonesa, ele possui pernas longas permitindo-o movimentar-se com grande velocidade.
Vale dizer que os crustáceos menores servem como alimentos para diversas espécies de peixes, sobretudo quando ainda estão na fase larval.
A saber, nessa fase eles são devorados em enormes quantidades por algumas baleias. Elas adoram alimentar-se de camarões, que ao mesmo tempo também gostam de se alimentar de outras espécies de crustáceos.
E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Biologia: 4 fatos sobre animais invertebrados.