Na última segunda-feira, dia 18 de abril, o CRP (Conselho Regional de Psicologia) de São Paulo abriu inscrições para concurso público! Assim, os candidatos poderão se inscrever até o dia 23 de maio, por meio do site da Banca Examinadora.
Será um total de 235 vagas para o cargo de Assistente Administrativo, de nível médio. Desse modo, todos os aprovados irão para diferentes lotações pelo estado.
Além disso, é importante que o candidato entenda quais serão as fases do certame, além de critérios de aprovação, dentre outros detalhes.
Veja também: Câmara de Sorocaba – SP abre Concurso público em todos os níveis
Confira, então, como será o processo seletivo do Conselho, logo abaixo.
O CRP abriu um total de 235 vagas por todo o estado de São Paulo para o cargo de Assistente Administrativo.
Esta carreira, portanto, conta com uma remuneração inicial de R$ 3.015,65 além dos seguintes benefícios:
Ademais, a exigência de carga horária é de 40 horas por semana, com lotação em diferentes cidades do estado, quais sejam:
Este cargo exige que o candidato demonstre formação em ensino médio. Assim, uma de suas atribuições é a realização de trabalhos de ordem administrativa como, por exemplo, atendimento, secretaria, orientação e fiscalização, financeiro, contabilidade, eventos, comunicação, recursos humanos, serviços de informação, compras, almoxarifado, dentre outros necessários à gestão.
Do total de 235 vagas para o CRP de São Paulo, 5% se destinará a pessoas com deficiência. Assim, a sede de São Paulo irá reservar 2 vagas para estes candidatos e as demais lotações terão 1 vaga cada.
Assim, os candidatos que desejam concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência devem declarar esta opção no ato da inscrição. Então, é necessário enviar laudo médio que comprove o requisito.
É importante lembrar, ainda, que estes passarão por uma perícia médica.
Veja também: Prefeitura de Nova Odessa – SP anuncia editais de Concursos públicos
Além disso, o concurso também destina 20% das vagas para pessoas negras. Portanto, a sede de São Paulo irá reservar 6 vagas para estes candidatos e as demais lotações terão 2 vagas cada.
Os candidatos que assim desejem também deverão optar por concorrer a estas vagas no ato da inscrição. Por fim, estes passarão por um procedimento de heteroidentificação.
A fim de obter a aprovação no concurso do CRP, o candidato passará pela Prova Objetiva. Esta, então, contará com um total de 120 questões, sendo:
Nesse sentido, o candidato deverá avaliar cada item como CERTO ou ERRADO.
Os Conhecimentos Básicos consistem em:
Já os Conhecimentos Complementares serão:
Por fim, os Conhecimentos Específicos se referem aos de Profissional de Suporte Técnico ou Assistente Administrativo. Isto é, abrangendo Noções de Administração e Legislação.
Todas estas questões terão peso 1, de forma que a prova terá um total de 120 pontos. Além disso, é importante lembrar que a cada resposta errada, o candidato irá perder um ponto. Portanto, sua pontuação também irá depender da quantidade de erros, além dos acertos.
Terá a aprovação aqueles que conseguir:
A duração da prova será de 3 horas e 30 minutos, com previsão para ocorrer no dia 03 de julho de 2022.
Aqueles que desejam passar pelo processo acima deverão:
Veja também: Prefeitura de Pinhalzinho – SP anuncia Concurso público em todos os níveis
Além disso, o candidato deve se alertar sobre o período de inscrições, que se iniciou em 18 de abril e vai até 23 de maio. Ademais, a taxa de inscrição terá o valor de R$ 65.
Aqueles que não podem dispor do valor da taxe de inscrição poderão solicitar sua isenção. No entanto, para fazê-lo é necessário estar de acordo com alguns critérios do edital do CRP.
Nesse sentido, para pedir a isenção da taxa de inscrição o candidato deve:
Estando dentro destes critérios, então, é possível fazer o pedido da seguinte forma:
É importante lembrar, ainda, que o período de pedido de isenção da taxa apenas vai até 18 horas de 22 de abril, ou seja, próxima sexta-feira.
Assim, a previsão de resultado definitivo é para o dia 20 de maio, de forma que o candidato ainda poderá pagar a inscrição até o dia 24, caso não consiga a isenção.