Conforme informa o BC, a participação no Pix foi formatada de forma a ser ampla e flexível, permitindo a adesão de diversos agentes e promovendo uma maior competitividade.
Sendo assim, todas as instituições financeiras e de pagamento que ofertam conta transacional podem participar do Pix, na modalidade provedor de conta transacional.
Dessa forma, o BC informa que as instituições autorizadas pelo Banco Central que tenham mais de 500 mil contas de clientes ativas, considerando as contas de depósito à vista, as contas de depósito de poupança e as contas de pagamento pré-pagas, são obrigadas a participar.
Assim, oferecendo a seus clientes a iniciação por meio da inserção manual dos dados, chave Pix, leitura de QR Code e Pix copia e cola e também o recebimento de pagamentos. No entanto, o BC informa que essa obrigatoriedade tem o objetivo de garantir que o Pix seja efetivamente ofertado a uma maior parcela da população.
As demais instituições financeiras que oferecem contas transacionais e instituições de pagamento, mesmo aquelas que ainda não atingiram os limites para requerer autorização de funcionamento como instituição de pagamento, poderão participar de forma facultativa.
Assim sendo, ao chegar à quantidade de 500 mil contas transacionais, a instituição financeira ou de pagamento autorizada pelo BC deve solicitar adesão ao Pix no prazo de 90 dias.
Conforme consta no site do Banco Central, o BC estabeleceu, por intermédio da Resolução BCB n°1, os critérios e modalidades de participação no Pix e no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), e por intermédio da Circular nº 4.027, os critérios para a infraestrutura de liquidação financeira do Pix (SPI).
Confira as modalidades de participação no Pix, conforme informações oficiais.
Conforme informações do BCB, confira as regras de obrigatoriedade: Instituições Financeiras (IF) e Instituições de Pagamento (IP) autorizadas pelo BC com mais de 500mil contas ativas.
IPs não reguladas por requisitos adicionais*: Contratação de participante responsável:
*Ao solicitar adesão ao Pix passam a ser integrantes do SPB, sujeitas a regulação mínima.