A crise econômica tem feito com que inúmeras empresas no país fechem as portas. Todavia, para continuar no mercado, várias organizações estão vendendo seus ativos financeiros aos seus concorrentes. Algumas redes de supermercado conhecidas estão tendo diversos problemas, com algumas declarando falência.
As redes de supermercado BIG e Makro, gigantes do varejo nacional, conhecidas há anos pelos consumidores brasileiros, estão tendo, atualmente, inúmeros problemas financeiros. A primeira companhia deve sair do país, a segunda organização acabou de ser comprada pelo seu maior concorrente, o Carrefour.
A rede de supermercado holandesa Makro está ativa no Brasil desde o ano de 1972. A companhia tem vendido várias unidades em todo o território nacional, sinalizando uma grave crise financeira e o possível fim de suas atividades. Em janeiro, o grupo vendeu 16 lojas e 11 postos de combustíveis para a rede paranaense Muffato.
Já o hipermercado Big, é uma rede que teve um grande sucesso no país nos anos 2000. Entretanto, ao que parece, também sofreu uma crise financeira e acabou sendo vendida pelo já falado Carrefour. A operação se deu em maio de 2022, no entanto, logo depois, a empresa fechou inúmeras lojas em todo o Brasil.
Das 16 lojas e 11 postos de gasolina vendidos pela rede Makro, três imóveis negociados ficavam na capital de São Paulo, sendo três na capital e os dez restantes no interior do estado. Deve-se observar que em 2020, uma parte das lojas, administradas pelo grupo holandês SHV, foram vendidas ao grupo Carrefour.
Nesta operação, cerca de 29 unidades da rede foram negociadas. O valor da ação foi de R$1,95 bilhão. Já em 2022, o grupo Mofatto comprou 16 lojas e 11 postos de gasolina da rede atacadista. Na época, a Makro entrou em contato com o Santander em busca de um comprador para as 24 lojas que possuía no Brasil.
A empresa esperava com a operação obter cerca de R$2 bilhões com a cessão de todas as suas unidades no país. A saber, a rede varejista holandesa também atua em outros países da América Latina, como Venezuela, Argentina e Colômbia. Ao todo, na região, a empresa conta com 8 mil funcionários e colaboradores.
O hipermercado Big passou por uma crise financeira e acabou sendo vendido também para o Grupo Carrefour. A compra recebeu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Em síntese, a rede francesa de supermercado gastou com a transação cerca de R$7,5 bilhões.
Com essa operação, o grupo Carrefour aumentou sua participação no país, com destaque para a região sul e nordeste. Houve de fato, uma expansão de seus hipermercados e atacados em todo o território nacional. Antes da venda, o Grupo Big possuía 181 lojas e 38 propriedades, valendo no total, R$7 bilhões.
De acordo com Stéphane Maguire, CEO do Grupo Carrefour, “esse é um momento histórico para nós, que sempre acreditamos na integração com o Grupo BIG como oportunidade de fortalecer nossa presença e diversificar nossos produtos e serviços no Brasil. Dessa fusão surge o líder do setor, com mais de mil lojas físicas”.
Dessa forma, o Grupo Carrefour, considerado a maior rede de supermercado do país, aumentou sua participação no mercado exponencialmente com suas operações junto ao Makro e ao Big. Vale destacar que a aquisição das lojas e propriedades da rede Big, no total de R$7,5 bilhões, se deu em duas parcelas.
O Carrefour na compra da rede Big, pagou em dinheiro a primeira parcela de R$5,25 bilhões aos controladores da organização, o fundo de private equity Advent International e o Walmart. Os 30% restantes da negociação foram pagos pela subsidiária da companhia francesa no país, através de seu capital social.
Em conclusão, o Walmart antes de ter uma participação da rede de supermercado Big, possuía a rede Contudo. A companhia acabou sendo vendida por R$1,2 bilhão. O grupo Carrefour é o maior varejista de alimentos do Brasil. De acordo com a organização, eles procuram atender a vários segmentos de mercado.