Covid-19: São Paulo antecipa vacinação de idosos de 85 a 89 anos

O governo de São Paulo antecipou a vacinação contra Covid-19 de idosos entre 85 e 89 anos para esta sexta (12), três dias antes da previsão inicial de começar a imunizar essa faixa etária a partir de segunda (15). Mais de 309 mil idosos estão aptos a serem vacinados nesta etapa.

“O governo de SP conseguiu acelerar seu cronograma com a distribuição antecipada da vacina do Butantan com mais de 900 mil doses da vacina para oferecer aos idosos em todos os 645 municípios do estado”, disse o governador João Doria (PSDB).

A vacinação contra Covid-19 do grupo de cerca de 563 mil idosos entre 80 e 84 anos foi anunciada pelo governo paulista para começar no dia 1° de março. Durante o anúncio, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, ressaltou a importância da vacinação na vida dos mais velhos.

“Não é só proteção, é a liberdade. A liberdade dos que permaneceram em casa, que ficaram afastados da sua família, dos seus netos, e terão a oportunidade de retomar seus laços familiares e tocando, sendo tocadas”, disse Jean Gorinchteyn.

Nesta sexta (12) também começa a aplicação da segunda dose da CoronaVac em profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus, além de indígenas, quilombolas, deficientes físicos acima de 18 anos e idosos acima de 60 anos moradores de instituições de longa permanência, como asilos.

Em todo o estado de São Paulo, há mais de 7,5 milhões de idosos acima de 60 anos. Devido à escassez de doses de vacinas contra Covid-19, a vacinação dos idosos está sendo dividida por faixa etária. Aqueles acima de 90 anos já podem ser vacinados desde o dia 08 de fevereiro.

Butantan fabrica mais doses da CoronaVac

Nesta quarta (10), o Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac no Brasil, recebeu 5,6 mil litros de insumos para a fabricação de 8,7 milhões de doses do imunizante contra Covid-19. A expectativa é que essas doses estejam disponíveis para integrar o Plano Nacional de Imunização a partir do dia 23 de fevereiro.

Com esse novo lote, o Butantan totaliza 27 milhões de doses da CoronaVac. O governo federal garantiu a compra de 46 milhões de doses e manifestou interesse em comprar outras 54 milhões de doses adicionais. Segundo Dimas Covas, diretor-presidente do Instituto Butantan, a entrega das 100 milhões de doses da CoronaVac deve ser finalizada em setembro.

“Agora não paramos mais até completar as 46 milhões de doses, o que deve acontecer até abril. E, mais para frente, vamos receber os lotes para completar os 54 milhões. Ou seja, esperamos que até o fim de agosto, começo de setembro, os 100 milhões dessas vacinas já tenham sido entregues ao Brasil e isso vai permitir a vacinação de 50 milhões de pessoas, não só os idosos acima de 60 anos, mas também as outras categorias poderão ser incluídas.”, disse Dimas Covas.