Covid-19: Governador do ES suspende aulas presenciais e critica Bolsonaro: “negacionista”

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou a suspensão das aulas presenciais da Educação Infantil em todo o estado, para conter o avanço da pandemia de Covid-19.

Para Renato, a doença provoca uma “3ª guerra mundial” e é preciso conciliação nacional para combatê-la. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é “negacionista” e “atrapalha muito nosso trabalho”, disse o governador em entrevista à Globo News.

As aulas presenciais da Educação Infantil, que engloba crianças de 0 a 5 anos, foram suspensas tanto na rede pública quanto na particular. Mesmo regiões do Espírito Santo que estão com classificação de risco menos grave devem acatar à ordem.

O prazo para as escolas se organizarem para acatar o decreto vai até esta quarta (17). O secretário de Educação do estado, Vitor de Angelo, disse que o principal motivo da suspensão das aulas presenciais é a alta taxa de ocupação de leitos pediátricos no Espírito Santo, que está em mais de 90% há duas semanas.

“Não se trata, portanto, de que a escola é vetora ou não da covid-19. Trata-se de uma decisão tomada por dados técnicos que mostram a necessidade dessa restrição, tendo em vista a ocupação dos leitos pediátricos. Portanto, tendo em vista as doenças variáveis somadas a essa informação da ocupação dos leitos pediátricos, que é a mais relevante, se mostra prudente neste momento tomar essa medida”, disse ele.

Governador do ES critica Bolsonaro sobre pandemia de Covid-19

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disparou duras críticas contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em entrevista à Globo News. Segundo ele, Bolsonaro assumiu um comportamento negacionista que atrapalha o trabalho dos governadores.

“O comportamento pessoal do presidente é negacionista e alimentou a base do presidente para que fizesse enfrentamentos. O comportamento do presidente atrapalha muito nosso trabalho. Estamos na 3ª guerra mundial. Temos que buscar todo tipo de conciliação possível”, disse Renato.

Quando perguntado sobre a negociação do Espírito Santo para comprar doses da vacina russa Sputnik V, o governador disse que as conversas não evoluíram.

“Por enquanto não tem nada de concreto. O que aconteceu até agora: a gente recebeu pessoas ofertando, mas nenhuma vacina concreta os governadores conseguiram adquirir, a não ser o Consórcio Nordeste”