No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente que o vírus SARS-Cov-2 havia levado o mundo a uma pandemia sem precedentes na história. Todavia, mais conhecido como covid-19 ou coronavírus, o mundo se viu impactado pela crise sanitária causada pela doença.
A economia como um todo sofreu com o acontecimento, com muitas empresas fechando as portas, não só no Brasil, mas no restante do mundo. Aliás, vários negócios sofreram falência, houve um aumento de desempregados e os governos buscaram meios de garantir a segurança da população, através do lockdown.
Vale ressaltar que no período também surgiram novas tecnologias, algumas companhias se adaptaram à nova situação, a economia também buscou se ajustar, e os trabalhadores procuraram por meios de se conseguir uma nova receita. Ademais, o governo também ajudou, estabelecendo uma série de programas sociais.
O trabalho remoto, em home office, ganhou cada vez mais espaço durante o lockdown imposto pela covid-19. A produtividade, a eficiência e a motivação foram grandes desafios para os profissionais que passaram a trabalhar nos seus escritórios, em casa. Os gestores empresariais também tiveram que se adaptar.
A saúde mental dos trabalhadores em regime home office também foi bastante afetada. Em geral, ficar confinado em casa sem poder sair trouxe inúmeros problemas a toda a população, não apenas relacionados ao ambiente profissional, mas também em suas vidas pessoais como um todo.
O Home office se tornou não apenas uma alternativa de trabalho, mas também um estilo de vida. Algumas empresas que não tinham esse tipo de funcionário passaram a ver as vantagens de sua contratação no dia a dia da organização empresarial. As atividades puderam ser feitas em sua própria residência.
Com a crise sanitária causada pela covid-19, os profissionais que atuam com o trabalho remoto passaram a ter inúmeras vantagens, como a flexibilização de horários. Dessa forma, os funcionários em home office puderam tornar sua rotina de atividades mais flexível, sem precisar passar o cartão de horário nas organizações.
Milhares de pequenas empresas fecharam as suas portas, mas algumas, principalmente as do setor tecnológico, tiveram um crescimento exponencial durante o auge da pandemia de covid-19. Este mercado aproveitou para se desenvolver, testar e lançar novos tipos de produtos.
De fato, a área de saúde e da tecnologia, tiveram um papel importante no período. De acordo com estimativas, os setores passaram a integrar o ranking de maior remuneração da economia nacional. Profissionais com conhecimento técnico em tecnologia têm sido cada vez mais solicitados no mercado.
A instabilidade econômica, no entanto, não foi uma barreira para um grande número de investidores e empreendedores. Alguns empresários observaram durante a pandemia, uma grande oportunidade de desenvolvimento em suas organizações. Mesmo com a recessão, várias companhias conseguiram se sobressair no mercado.
Foi necessário repensar padrões e modelos econômicos. O mundo estava mudando bastante. Outras formas de se fazer negócios eram necessárias. Neste cenário, as lojas de e-commerce em todo o mundo, tiveram um grande crescimento, principalmente porque as pessoas passaram a comprar de casa.
As empresas com a necessidade de readaptar à nova situação, acabaram por impactar a economia. Elas passaram a pensar nos obstáculos apresentados pelo lockdown e em diversos problemas reais que as pessoas passavam nas grandes cidades, como superpopulação, turismo, redes de fornecimento distantes, etc.
Problemas sociais e de saúde pública apareceram com a pandemia. Foi necessário repensar assuntos como pagamentos eletrônicos, controle de fronteira, educação e medicina à distância, e o já mencionado, trabalho remoto. Foi preciso pensar em termos de clientes, fornecedores, comunidade local e empregados.
Outro aspecto fundamental a ser considerado foi o fato de que as pessoas passaram a utilizar menos o dinheiro físico, as notas e moedas. As carteiras digitais e os pagamentos biométricos se tornaram um grande sucesso. Os negócios online têm tido grandes resultados através de inúmeras formas de pagamento oferecidas.
A educação, saúde e o trabalho se tornaram remotos. O consumo passou a contar cada vez mais com a tecnologia, reduzindo o contato entre as pessoas. Houve uma grande mudança nas relações comerciais, principalmente relacionadas ao comportamento, o que deve influenciar bastante no cenário econômico.