Empreendedorismo

Cosméticos naturais – uma aposta para o empreendedorismo

A beleza da natureza ganha mercado

Há muito já se falava que no Brasil o ramo de cosméticos é um dos que menos se afetam com as crises financeiras. Entretanto, mediante a mudança de comportamento do consumidor, uma tendência cresceu nos últimos tempos, os cosméticos naturais.

População Brasileira mais ligada à questões ambientais

Segundo uma pesquisa feita pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), esse segmento tem crescido até 25% ao ano, considerando o aspecto mundial. Todavia, no Brasil mais de 40% da população declara ter interesse em produtos de beleza e cuidados pessoais de origem natural.

Essa mudança de cultura ligada a questões ambientais é algo que vem sendo trabalhado na população mundial através das mídias e campanhas mundiais. Sendo assim, é uma oportunidade de negócio.

Vender ou produzir para revenda

Você pode empreender nesse setor em dois aspectos, produzir e vender (ou somente revender), ou ainda apenas vender.

Isso porque o artesanato dentro do segmento de produtos naturais é muito valorizado.

Fornecedores

Esse é outro aspecto favorável para quem deseja atuar nesse segmento. Pois são inúmeros fabricantes que se atentaram a essa necessidade.

Caso não seja um produtor desse segmento, é muito ampla a sua possibilidade de fornecimento.

Pode negociar com fornecedores que produzem produtos à base de óleos vegetais, plantas, extratos e vitaminas.

Sendo assim, pode revender produtos de grandes marcas ou artesanatos, ou ainda mesclar os dois tipos de produtos, haja vista que ambos fornecerão produtos naturais.

Marketplace

Dada a procura por esses produtos, as chances de sucesso são bem altas. Empreender nesse segmento é positivo em vários aspectos, inclusive quanto a facilidade de vender, visto que poderá revender em plataformas de marketplace.

Planejamento estratégico

Lembre-se de fazer um planejamento anterior ao início das vendas, e defina bem suas ações quanto a fornecedores e preço de venda.

Dentro das tendências, há uma grande chance de empreendimentos focados em questões ambientais e produtos naturais crescerem muito nos próximos anos, dada a alteração cultural que ocorre no mundo quanto a consciência ecológica.