Corte do auxílio emergencial pode ser contestado até 2 de novembro - Notícias Concursos

Corte do auxílio emergencial pode ser contestado até 2 de novembro

Até segunda-feira que vem, 2 de novembro, os brasileiros poderão fazer contestação do cancelamento do auxílio emergencial. Quem quiser contestar deve fazer pelo site oficial do Dataprev.

De acordo com o governo federal, um total de 8,6 milhões de beneficiários tiveram o auxílio emergencial cortado quando o programa foi reduzido de parcelas de R$ 600 para R$ 300. Do total, são 2,9 milhões de beneficiários do Bolsa Família e 5,7 milhões que se cadastraram pelo site ou aplicativo ou estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Houve corte em cadastros do auxílio após o governo decidir passar o pente-fino para a prorrogação. Quando publicou que prorrogaria o programa até dezembro de 2020, o governo também decidiu que tentaria evitar que quem não precisa mais ou não tem direito ao auxílio continuasse recebendo. Isso vale, por exemplo, para quem conseguiu emprego formal durante a pandemia.

De acordo com o Ministério da Cidadania, “conforme prevê a Medida Provisória nº 1.000, que criou a extensão do Auxílio Emergencial para aqueles que já recebiam o benefício, todo mês deve haver reavaliação dos critérios de emprego formal, recebimento de benefícios assistenciais ou previdenciários, e falecimento do beneficiário. Dessa forma, quando forem identificadas essas situações pelo Ministério da Cidadania, os benefícios são cancelados”.

“Para realizar o pedido de contestação não é necessário se dirigir a nenhuma agência da Caixa, lotérica ou posto de atendimento do Cadastro Único. As solicitações, feitas exclusivamente pelo site, serão acatadas desde que o motivo do cancelamento permita sua contestação e que os trabalhadores cumpram todos os requisitos para recebimento do auxílio”, continuou o ministério.

As regras de contestação para beneficiários do Bolsa Família ainda serão divulgadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?