Correr na esteira ou na rua? O que é melhor?
Muitas pessoas têm dúvidas com relação à melhor forma de praticar corrida, ou seja, se correr na esteira ou na rua é melhor ou pior. Porém, na realidade, alguns fatores devem ser considerados para avaliar qual opção pode ser mais interessante no seu caso.
A seguir, ao longo deste texto, você poderá acessar informações importantes que talvez o ajudem em sua decisão. Acompanhe!
Afinal, o que é melhor: correr na esteira ou na rua? Veja abaixo!
Como mencionado logo acima, devemos levar em conta algumas considerações diferentes para avaliar se é melhor correr na esteira ou na rua. Essas considerações nos ajudarão a “pesar” até que ponto a corrida ao ar livre é melhor ou pior, com relação à corrida em esteiras. Vejamos:
Considerações sobre correr na rua
A corrida de rua pode ser bem interessante, mas exige ruas e calçadas que permitam uma prática segura. Além disso, o uso de roupas adequadas, especialmente em dias mais quentes ou muito mais frios, é extremamente importante para garantir o bom desempenho. Vejamos algumas considerações sobre essa corrida:
- Você precisará lidar com as mudanças de terreno, o que exige um cuidado redobrado para não torcer o pé ou causar danos à saúde por conta disso.
- A mudança de clima pode ser boa ou ruim, dependendo do que ocorre no momento em que você está na rua. Por exemplo, pegar muita chuva pode atrapalhar o desempenho no treino.
- Há mais estímulos mentais para você se conectar, como a natureza, o céu, os passarinhos cantando… tudo isso pode ajudar a tornar o momento ainda mais agradável e prazeroso.
- Pode melhorar a sua técnica de corrida, já que você precisará estimular mais a sua concentração e equilíbrio para um bom treino na rua.
- Pode ser mais desafiador e até mesmo motivador por isso, pois você poderá estabelecer novos objetivos e metas.
- Possibilita uma interação social maior, pois você poderá convidar amigos para também correr ao ar livre e aproveitar para praticar exercícios.
Considerações sobre correr na esteira
A corrida na esteira pode ser um pouco mais prática e, por isso, não precisa ser totalmente descartada por aqueles que amam correr na rua. Veja agora algumas considerações sobre essa prática:
- Ela permite que você treine com mais praticidade, sem depender do clima ou de espaços na rua que sejam adequados para o exercício.
- As chances de lesões podem ser reduzidas, pois não haverá “buracos” no meio do caminho que possam causar acidentes.
- Você tem a possibilidade de controlar a inclinação e a velocidade, podendo personalizar ainda mais o seu treino.
- Pode ser um pouco mais monótono do que correr na rua, pois você terá menos estímulos mentais para prestar atenção. Apesar de que, em alguns casos, é possível assistir televisão, ouvir música, etc.
- Pode reduzir os impactos nas articulações, por conta da superfície plana e macia.
Agora que você já pôde refletir com a gente, fica o questionamento: para você, é melhor correr na esteira ou na rua? Comente!