Auxílio emergencial: Saiba como fazer o cadastro nos Correios
As 6 mil agências do Correio auxiliam brasileiros no cadastro do auxílio
Esta semana, os Correios começaram a fazer cadastro de brasileiros no auxílio emergencial, para ajudar aqueles que não estavam conseguindo fazer por conta própria. A ajuda foi pensada para quem tem dificuldade de acesso à internet e não conseguiram a fazer o cadastro. As seis mil agências dos Correios ajudam na tarefa.
O cadastro acontece por causa da parceria feita entre Correios e Ministério da Cidadania. Os cadastros feitos nos Correios são passados para a Dataprev, que é responsável por analisar todos os dados e, após aprovar cadastros, envia as informações para a Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo pagamento. Os Correios têm estimativa de que 27 milhões de brasileiros serão atendidos.
Quem pode fazer o cadastro nos Correios?
Toda população sem acesso a meios digitais. O cadastro é feito de forma gratuita nas agências dos Correios.
Quais documentos levar?
- Documento de identificação com foto e com o nome da mãe exposto;
- CPF do titular e dos membros dependentes da família;
- Dados bancários. Se não tiver conta bancária, o documento de identificação será usado para abrir uma conta social digital da Caixa.
Quando fazer o cadastro?
Os cadastros feitos pelos Correios foram iniciados nesta segunda-feira, 8 de junho. A página Busca Agência mostra as unidades que estão abertas ao público. A maioria funciona de segunda a sexta, entre 9h e 17h.
Foi feito cronograma baseado no mês de aniversário, para evitar aglomerações nas agências.
- Segunda-feira – nascidos em janeiro e fevereiro;
- Terça-feira – nascidos em março e abril;
- Quarta-feira – nascidos em maio e junho;
- Quinta-feira – nascidos em julho, agosto e setembro;
- Sexta-feira – nascidos em outubro, novembro e dezembro
O saque do auxílio emergencial não será feito em agências dos Correios.