Notícias

Copa do mundo inspira projeto social que incentiva práticas esportivas nas escolas

Aliar educação e esporte como alternativa para inclusão social e desenvolvimento físico e socioemocional, principalmente entre crianças e adolescentes, é uma estratégia que vem sendo utilizada há anos por projetos sociais, destaca a Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Copa do mundo inspira projeto social que incentiva práticas esportivas nas escolas

Em 2022, algumas iniciativas aproveitaram o ano de Copa do Mundo para promover suas atividades, como é o caso do Impulsiona, projeto do Instituto Península que oferece formação gratuita para professores de educação física da rede pública de todo o Brasil.

Projeto Impulsiona

Apoiado pela B3 Social, associação sem fins lucrativos responsável pelas frentes de investimento social privado e voluntariado da  Bolsa de Valores do Brasil (B3), o projeto Impulsiona criou conteúdo específico para a Copa do Mundo de 2022, que está disponível online desde maio para os professores se prepararem para o período e potencializarem suas aulas. 

A divulgação oficial destaca que os materiais incluem um jogo de tabuleiro e 25 conteúdos pedagógicos sobre a competição, divididos nas seções “História da Copa do Mundo”, “Copa Catar 2022” e “Valores e Cultura do Futebol”.

”Nossa proposta é aproveitar a paixão pela Copa do Mundo para ir além do futebol”, explica Vanderson Berbat, diretor do Impulsiona. “Vamos ajudar os professores a trabalharem temas como combate ao racismo e defesa da inclusão, diversidade e sustentabilidade de forma leve e criativa”, ressalta a  Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Objetivo

O projeto Impulsiona tem como objetivo estimular o uso do esporte como ferramenta educacional no desenvolvimento integral dos alunos. O projeto incentiva a prática de novas modalidades, trabalha as competências socioemocionais e fortalece a cultura esportiva na comunidade escolar por meio de cursos e conteúdos gratuitos, informa a  Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Desde o ano passado, a B3 Social já investiu R$1 milhão no projeto, que disponibilizou conteúdos e formações para mais de 100 mil professores de Educação Física que levam educação e esporte aos alunos de escolas públicas, destaca a divulgação oficial.

“Nosso objetivo é contribuir com a melhoria estrutural da educação pública brasileira. Neste sentido, o esporte é uma ferramenta fundamental pelos benefícios que traz para o desenvolvimento dos alunos e pelo poder de engajamento e inclusão social”, afirma Elizabeth Mac Nicol, superintendente da B3 Social.

Educação

De acordo com as informações oficiais, para mais detalhes sobre o projeto Copa do Mundo na Sua Escola, acesse https://impulsiona.org.br/copa-do-mundo, informa a  Bolsa de Valores do Brasil (B3).