Gerir o estoque da empresa é um ponto importante para o sucesso de qualquer negócio, já que bons controles ajudam na maximização da receita e minimização das perdas. Por isso, gerenciar os estoques significa ter o controle pormenorizado de todo o processo produtivo da sua empresa.
O primeiro passo para começar a gestão do estoque é levantar o inventário da empresa. No inventário consta a relação de todo os itens que a empresa tem no estoque com suas respectivas quantidades. Sendo assim, a partir desses saldos será possível iniciar o controle da movimentação do estoque.
Dessa forma, poderão ser identificados exatamente quais itens estão em produção e quais estão finalizados. Além disso, também será possível ter o controle do processo produtivo e quanto tempo é necessário para que a o ciclo se renove.
A gestão do estoque permitirá que o empreendedor tenha, além do total controle de seus itens, informações que auxiliam no processo de planejamento da empresa. Assim sendo, poderão ser planejados todo o processo de compra e venda, armazenagem e as prazos praticados.
Assim sendo, o empreendedor possuirá base para a negociação dos prazos de pagamento aos fornecedores e de recebimentos de seus clientes, já que são esses os pontos principais para planejar o ciclo financeiro do negócio.