Ao receber o convite para uma entrevista de emprego é importante que o candidato destaque positivamente o seu perfil através de uma narrativa concreta e de um comportamento orgânico.
O nervosismo é um fator inerente à uma situação de avaliação. Contudo, quando o candidato se deixa dominar por essa sensação, ele pode adotar uma postura de autossabotagem profissional, ficando aquém de seus objetivos de mercado.
Por isso, é importante que destaque o seu potencial de maneira assertiva, elaborando uma narrativa que seja coerente e destacando o seu currículo de maneira positiva.
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem seus resultados e suas características profissionais. Por exemplo, fale sobre sua capacidade de gerir pessoas; alcance de metas; direcionamento de projetos; implementação de sistemas; controle de agendas; otimização de fluxos; administração interna; campanhas motivacionais; gestão de eventos; dentre outros pontos relacionados ao seu perfil profissional.
O candidato deve ter clareza sobre quais são os pontos que requerem soluções no que tange às suas características profissionais. No entanto, ao apresentar uma situação que requer uma melhoria, apresente também a solução de maneira natural.
Por exemplo, é possível que destaque o seu desejo de estudar teatro, já que se conceitua por uma pessoa tímida e entende a necessidade de expandir sua capacidade de comunicação.
O comportamento do candidato é um ponto de grande valia dentro desse processo. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; adote uma postura participativa e mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção.
É muito importante que não gesticule excessivamente durante a sua narrativa, bem como não balance os braços e pernas. Caso participe de uma entrevista feita de maneira coletiva, tenha muito cuidado para não interromper os demais candidatos, caso se recorde de algum apontamento que não fora devidamente respondido anteriormente. Da mesma forma, é importante que tenha cuidado para não tomar a palavra, interrompendo o entrevistador, ao se lembrar de algum fato relevante.
Lembre-se de que a entrevista de emprego é uma maneira de avaliar o seu comportamento e não somente a sua trajetória. Portanto, tão importante quanto os seus resultados e suas características, é a maneira como conduz o direcionamento do seu comportamento e o controle que possui sobre sua narrativa.