A educação financeira é uma etapa muito importante do aprendizado de uma criança/adolescente, e muitos pais decidem fazer isso depositando dinheiro nas contas correntes dos filhos. Entretanto, os bancos brasileiros não contam com muitas opções de contas para menores.
Assim, o Nubank lançou uma conta para menores recentemente, chamada de “Controle Parental”. A novidade teve grande repercussão, tendo em vista que o Nubank é um banco de grande abrangência no Brasil.
A conta para menores do Nubank é destinada a jovens com idade entre 10 e 17 anos, sendo que os pais ou responsáveis legais devem ser clientes da instituição financeira. Através da conta, é possível transferir dinheiro para os filhos, monitorando os gastos do cartão de débito e também através do Pix.
Como dito, não é apenas o Nubank que oferece uma conta para menores no Brasil. Sendo assim, confira a seguir uma lista com outras opções deste tipo de conta bancária disponíveis no mercado:
Além da conta para menores, os pais podem incentivar a educação financeira dos filhos através de investimentos. Isso pode ser feito com o novo título do Tesouro Direto, o Educa+. Esse investimento oferece uma forma de economizar para a educação universitária dos filhos.
Segundo a legislação brasileira, menores de 16 anos podem abrir uma conta bancária em seu próprio nome. No entanto, isso só pode ser feito mediante o consentimento dos pais ou tutores legais, ou seja, eles não possuem capacidade de abrir uma conta bancária por conta própria.
Além disso, as contas para menores são específicas e diferentes das tradicionais. Dessa forma, os bancos geralmente oferecem apenas um cartão de débito e a possibilidade de realizar um Pix. Como visto nas opções citadas anteriormente, essas contas também permitem que os pais tenham um controle sobre os gastos, sendo uma nova forma de aderir a bons hábitos de educação financeira.