A geração mais jovem pode acessar métodos de pagamento práticos e seguros abrindo uma conta digital para menor de idade. Além disso, pode funcionar como ferramenta de educação financeira ao estimular a gestão de custos e o desenvolvimento do hábito de investimento de longo prazo.
Vale dizer que nem todos os bancos permitem a criação de conta digital para menor de idade. A maioria das empresas que oferecem o serviço permite, entretanto, que os pais possam rastrear por outro dispositivo. As contas devem sempre ser gerenciadas por uma pessoa com pelo menos 18 anos de idade. Isso é o mais importante, para que não ocorram transações sem aprovação do responsável. Para entender melhor a respeito, continue com a leitura da matéria desta segunda-feira (26) do Notícias Concursos.
O procedimento de abertura de conta digital para menor, varia de banco para banco, mas, de modo geral, envolve as mesmas etapas e exige a mesma lista de papéis e ações. A diferença é que a documentação dos pais também é exigida. Às vezes, esses indivíduos também precisam ter uma conta ativa em um banco digital.
A juventude, curte bastante os bancos digitais, pois oferecem os mesmos serviços dos bancos tradicionais, mas sem filas e nas telas dos celulares. No entanto, apesar das facilidades, a abertura de conta só ser feita na presença dos pais ou responsável legal.
Primeiramente, os bancos digitais (também conhecidos como contas digitais) são réplicas exatas dos bancos convencionais. Neles, você pode acessar sua conta-corrente, linhas de crédito, transferências, investimentos e muito mais.Contudo, esses bancos não têm estrutura física. Todo a captação de clientes, manutenção e utilização da conta é feito somente online.
Uma das melhores opções para a criação de contas para menores de 18 anos é o Banco Inter. O principal objetivo, segundo o Banco, é ajudar os pais e demais responsáveis na educação financeira de crianças e adolescentes. Os documentos do menor e do responsável ainda devem ser apresentados, por mais simples que pareça.
O envio da documentação do responsável não é obrigatório no caso de menores com emancipação legal. Uma conta Kids pode ser aberta de maneira direta, como uma conta digital comum. Além disso, a conta dá acesso a uma área de investimento e a um cartão de débito.
Disney e Next Bank colaboraram para criar a conta digital Next Joy, que visa educar jovens de 0 a 17 anos sobre dinheiro. Além disso, possibilita automatizar o envio daquele trocadinho mensal. Lembrando que o responsável deve ter conta na Next para poder criar a conta da criança e gerenciá-la pelo aplicativo do celular.
Inicialmente, a Pic Pay permite abrir contas para usuários abaixo da maioridade.Porém, ao contrário de outras opções, esta exige que os adolescentes tenham 16 anos de idade até a data de abertura da conta.
Uma conta C6 Yellow é uma conta fornecida pelo C6 Bank que inclui todos os recursos que o jovem precisa para gerenciar seu próprio dinheiro, tudo de maneira fácil de usar, prática e que você pode zelar. No entanto, além da segurança, o C6 Yellow permite que você conceda autonomia e independência aos pequenos, mantendo o controle sobre seus gastos.
O primeiro passo para ensinar ao seu filho a importância de administrar suas próprias finanças é dar-lhe autonomia financeira. Portanto, para conquistar tempos vindouros mais tranquilos, é fundamental que elescomecem a entender sobre despesas, orçamento e aprendam sobre temas relacionados à gestão do dinheiro na vida pessoal.
Por fim, ensinar a criança, desde cedo, noções de educação financeira, com conta digital para menor de idade, é de enorme valia para seu futuro. Entretanto, tal tarefa para ser bem sucedida dependerá da disciplina e conhecimento dos pais também. Sendo assim, aprender cada dia mais sobre finanças nunca é demais se você é um papai ou mamãe.