No final do último mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou inconstitucional a cobrança do PIS/Confins sobre o ICMS. Em razão disso, a conta de luz ficou mais barata em alguns estados.
Com a cobrança indevida, milhões de brasileiros acabaram pagando o dobro do valor da fatura. Assim, os valores pagos serão devolvidos nos próximos meses em forma de desconto na conta de luz.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) será a responsável pela devolução dos valores que tenham sido cobrados de forma indevida a partir da vigência da lei. No entanto, como mencionado, não será devolvido em espécie. O montante será pago aos consumidores em forma de descontos nas contas de luz.
Além disso, ficou estabelecido que a Aneel deverá fazer uma revisão tarifária para abater o saldo dos tributos cobrados de forma equivocada, caso a concessionária de energia já tenha emitido uma nova cobrança anual.
Por fim, é importante frisar que a restituição será automática, ou seja, não haverá necessidade de solicitação por parte dos consumidores.
O preço da conta de energia é composto pela cobrança de vários itens. Veja abaixo:
Confira as reduções na conta de energia por estado:
Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem participar do Programa Tarifa Social para ter descontos maiores na fatura de elétrica. No entanto, é necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:
Os descontos variam conforme o consumo mensal. Veja: