A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta semana que a conta de energia elétrica pode ficar mais cara em algumas regiões do país.
De acordo com a Aneel, devido a manutenção da estabilidade das tarifas dos geradores, a taxa da expansão poderá refletir na conta de luz de alguns brasileiros, que podem sentir no bolso uma diferença considerável.
Com a nova forma de realizar os cálculos das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão e das Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição para as geradoras conectadas em 88 kV e em 138 kV, a previsão é que o aumento do sinal seja gradual do ano de 2023 a 2028.
Portanto, foi estabelecido pela medida que os brasileiros que sobrecarregarem o sinal passarão a pagar um valor mais alto, sendo proporcional ao uso do serviço.
De acordo com as informações da agência, os consumidores do Sudeste sentirão o impacto na conta de energia, pois o aumento é previsto em 0,5%. Além disso, na região Sul também se espera um aumento de 1,5% nas contas.
No entanto, é importante destacar que as tarifas dos cidadãos que residem na região do Nordeste podem ser reduzidas em até 2,4%, bem como no Norte, onde a tarifa deve diminuir 00,8%. Dessa forma, os consumidores poderão pagar mais barato pelo uso da rede de transmissão.
Nesta semana, a Aneel informou que a medida do fim da estabilização das tarifas está sendo determinada com o objetivo de proporcionar o real equilíbrio no pagamento da expansão da rede de transmissão.
“Atualmente, todo o risco de oscilação do custo da transmissão recai sobre os consumidores e os geradores que não têm a tarifa estabilizada”, disse a Aneel.
“Importante destacar, por muito relevante, que nos últimos leilões de transmissão, foram contratados aproximadamente R$ 50 bilhões em investimentos que ainda não entraram nas tarifas, e que apenas em 2023 está prevista a contratação de aproximadamente R$ 50 bilhões”, concluiu.
Por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, os brasileiros podem receber descontos em sua conta de luz. Em alguns casos, os beneficiários podem receber até 100% de desconto na conta de energia elétrica.
Dados atuais do governo apontam que o programa atende um total de 23 milhões de famílias.
O programa Tarifa Social estabelece por meio de suas regras que a porcentagem de desconto varia de acordo com o consumo de energia na residência.
Dessa forma, quanto menor for o consumo, maior será o desconto. Confira a tabela de desconto:
Vale ressaltar que famílias indígenas e quilombolas recebem descontos maiores em suas contas de energia.
Confira a tabela de desconto para esse grupo:
De acordo com as regras do programa, confira quem pode receber os descontos: