O consumo de alimentos sazonais, ou seja, que são produzidos na estação presente é uma grande estratégia para otimizar os nutrientes das frutas e vegetais durante as refeições.
Isso porque, o cultivo desses alimentos acaba sendo realizado em condições apropriadas, tanto de temperatura, quanto de chuva, reduzindo assim, a necessidade de uso de produtos químicos que estimulam o crescimento das plantas.
Além desses benefícios nutricionais, outra vantagem das frutas, legumes e vegetais da estação é o valor. Visto que a oferta é maior, já que a produção é favorável, o preço desses alimentos também costuma reduzir, possibilitando uma dieta variada e equilibrada sem pesar no bolso.
Neste mês de março, especificamente a partir do dia 21, a chegada do outono marca um novo ciclo de produção. Aproveitar as frutas típicas do outono pode ser uma boa estratégia para aumentar a imunidade nesta época que as temperaturas e umidade do ar tendem a baixar.
Leia também: Consumo de alimentos com vitamina B3 pode ajudar a prevenir o câncer de pele
No outono frutas ricas em vitaminas A, C e do complexo B aparecem mais nas feiras e supermercados.
A sábia natureza garante que, neste período de clima mais ameno com temperaturas baixas e ar seco, os alimentos da estação supram as necessidades do organismo de acordo com o clima. Por isso, as frutas do outono são ricas em nutrientes que fortalecem a imunidade, prevenindo doenças recorrentes da época, como gripes e resfriados.
Entre as principais, nutricionistas destacam o consumo de abacate, caqui, tangerina, goiaba e carambola.
Além de aumentar o consumo dessas frutas no outono, também é importante manter a hidratação em dia, consumindo pelo menos dois litros de água por dia.