Consumo de alimentos com vitamina B3 pode ajudar a prevenir o câncer de pele

Priorizar uma alimentação natural e balanceada é o melhor caminho para conquistar mais saúde e bem estar.

Frutas e vegetais possuem nutrientes essenciais para equilibrar as necessidades do organismo humano, inclusive, através da natureza, muitos antídotos são facilmente encontrados. Como é o caso da vitamina B3, que pode auxiliar na prevenção do câncer de pele.

De acordo com um estudo da Unidade Dermatológica do Hospital Maggiore Della Carità na Itália, alimentos ricos em vitamina B3 protegem a pele contra os raios Ultravioletas B (UVB).

No estudo, os pesquisadores isolaram células da pele dos pacientes com câncer não melanoma e as trataram com concentrados nitrogenados da vitamina B3. Logo após, as células foram expostas a raios UVB. A substância se mostrou eficiente na restauração e imunidade da pele, protegendo-a dos efeitos do estresse oxidativo.

Vitamina B3

photo-1596755389378-c31d21fd1273
Banco de imagens: Unsplash

A vitamina B3, também conhecida como niacina, além de garantir a manutenção as células da pele, também auxilia na melhor circulação sanguínea e funcionamento do sistema nervoso.

Essas moléculas orgânicas, essenciais para o metabolismo, podem ser encontradas em maior concentração nos seguintes alimentos:

  • Abacate
  • Mamão
  • Pitaia
  • Coentro
  • Couve
  • Brócolis
  • Alface
  • Salsa
  • pimenta

A vitamina B3 também está presente em carnes. Ainda de acordo com o estudo, para garantir a eficácia da vitamina B3 na proteção dos raios UVB é indicado aumentar seu consumo entre 24 a 48 horas da exposição solar.

Dicas para um consumo rápido da vitamina B3

Para não deixar de integrar esses alimentos, ricos em B3, na sua alimentação diária, algumas soluções podem tornar seu consumo ainda mais rápido e prático, como é o caso dos sucos.

O suco verde já é bem conhecido entre o público que busca uma alimentação mais saudável no dia a dia.

Para deixá-lo ainda mais funcional, principalmente no verão, a dica é integrar folhas de couve nas misturas com demais frutas.

Vitaminas de abacate, também, são soluções ideais para trazer mais nutrientes ao corpo, que poderão auxiliar na proteção da pele em dias mais quentes.

Vale destacar também, que atualmente, é comum o uso de shots, pequenas doses concentradas de ingredientes funcionais. Para potencializar o efeito de proteção cutânea do shot , adicionar uma pitada de pimenta-jalapenho, rica em B3, pode fazer todo o diferencial.

Outras medidas protetivas aos raios UVB

Além de reforçar a alimentação com os alimentos ricos em vitamina B3 é importante manter o uso de loções com fatores de proteção solar (fps) de no mínimo 30. A substância deve ser aplicada diariamente, mesmo em dias nublados ou dentro de casa.

A hidratação constante com água natural ou de coco, também auxilia na manutenção da umidade da pele, e logo, proteção aos raios UVB.

Todos estes fatores associados a avaliações periódicas com o médico dermatologista, sem dúvidas, vão ajudar a prevenir o câncer de pela não melanoma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.