Os trabalhadores brasileiros que exercem atividades em empresas privadas com carteira assinada têm o direito de receber o PIS, benefício gerenciado pela Caixa Econômica Federal. O Programa de Integração Social, além de disponibilizar abonos aos cidadãos, também colabora com o desenvolvimento de empresas do setor.
É importante salientar que quando um cidadão é contratado pela primeira vez por uma empresa privada, ele já recebe o seu número PIS. Os dígitos seguirão o titular durante toda sua trajetória laboral, mesmo que mais tarde se torne um servidor público.
O benefício do PIS é repassado aos trabalhadores de direito anualmente. O valor é considerado uma espécie de 14º salário. Entretanto, não são todos os cadastrados no programa que tem direito ao abono.
Quem tem direito ao pagamento do PIS?
Para ter acesso ao abono o trabalhador deve atender às seguintes condições:
- Estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior;
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês;
- Estar com os dados devidamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de responsabilidade do empregador.
Como saber o meu número PIS?
O número do PIS pode ser encontrado das seguintes formas:
- Agência da Caixa Econômica Federal (CEF);
- Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
- Cartão Cidadão;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
Como consultar o PIS usando o CPF?
O procedimento é simples e prático. Veja o passo a passo a seguir:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Na sequência faça o login via gov.br;
- Caso ainda não tenha um registro, cadastre-se com seus dados;
- Ao entra na plataforma, vá no canto superior da tela para ver os detalhes do PIS;
- Feito isto, é possível conferir todas as informações sobre programa e tirar dúvidas, caso ainda tenha.
Como saber se tenho direito ao abono?
Para o PIS (trabalhador de empresa privada):
- No Aplicativo Caixa Trabalhador;
- No site da caixa;
- Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.
Para o Pasep (servidor público):
- Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (demais cidades);
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos).