Acabou a espera. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir os novos valores de suas aposentadorias, pensões e outros benefícios para esse ano de 2025.
Note que esses pagamentos ainda não estão disponíveis para saque, e só começam a ser pagos a partir do próximo dia 27 de janeiro. Contudo, já a partir de agora você pode consultar os valores para saber quanto será depositado em sua conta.
A partir deste mês de janeiro, os benefícios do INSS são pagos com os valores reajustados. O patamar mínimo passou a ser de R$ 1.518, que é o mesmo valor do salário mínimo. Trata-se de aumento um pouco mais de 7,5%.
Já o patamar máximo passou para R$ 8.157,41. Esse valor corresponde a um aumento de 4,5% em relação ao que se registrava ano passado, e leva em consideração o patamar da inflação medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Qualquer segurado do INSS já pode consultar os valores que serão depositados em sua conta nesse mês de janeiro. Para tanto, não é preciso sair de casa. Basta seguir o passo a passo abaixo:
Se você concorda com o valor que está disposto no site ou aplicativo do Meu INSS, não há mais nada o que fazer. Nesse caso, basta esperar para que o saldo seja depositado em sua conta na data planejada.
Mas caso você perceba a presença de algum erro ou desconto indevido no seu benefício, é importante tomar as seguintes providências:
Assim como nos anos anteriores, os pagamentos do INSS para esse ano de 2025 seguem uma lógica de repasses divididos. Um dos calendários é voltado para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional, e o outro é voltado para o cidadãos que recebem qualquer valor acima desse piso.
Em todos os casos, é muito importante realizar a consulta ao INSS com antecedência para verificar se os valores projetados em sua conta estão corretos. Em caso de alguma dúvida específica, o INSS disponibiliza diversos canais de atendimento para auxiliá-lo da melhor maneira possível.
Consultar os valores com antecedência também pode ser importante para que você consiga se programar da melhor maneira possível do ponto de vista orçamentário. Afinal de contas, você vai saber quanto vai poder gastar nesse mês de janeiro considerando o valor que você vai receber.