A Receita Federal já confirmou que os repasses do terceiro lote da Restituição do Imposto de Renda vão ocorrer no dia 31 de julho. Assim, milhões de contribuintes terão acesso ao pagamento extra do ressarcimento.
A consulta do segundo lote foi liberado pela Receita no dia 21 de junho e garantiu a restituição de R$ 8,5 bilhões para mais de 5,7 milhões de contribuintes.
De maneira geral, existem duas situações que podem gerar imposto a restituir:
Dessa forma, todas as pessoas que declararam o imposto de renda e se enquadram nos requisitos anteriores têm direito a receber a restituição.
A Receita Federal libera a consulta da Restituição do Imposto de Renda poucos dias antes da liberação do pagamento. Assim, este período é fundamental para que os trabalhadores entendam se entraram ou não para a lista de depósitos.
Uma novidade importante no pagamento do segundo lote foi a inclusão prioritária das pessoas que moram no Rio Grande do Sul. Isso porque o estado vem passando por fortes chuvas e alagamentos, que deixou milhares de desabrigados.
Sendo assim, aqueles que moram no estado gaúcho e ainda não receberam a restituição, deverão integrar a lista do terceiro lote em julho.
A Receita Federal trabalha com uma lista de prioridades para definir quem vai receber a Restituição do Imposto de Renda primeiro. Dessa forma, consegue escalonar os depósitos seguindo a sequência:
Após todas as pessoas da lista de prioridades terem recebido a restituição, os demais contribuintes já começam a receber.
Vale lembrar que os depósitos da Restituição do Imposto de Renda se dividem em 5 lotes diferentes. O primeiro e o segundo lote foram pagos nos dia 31 de maio e 28 de junho, respectivamente.
A seguir, confira quando serão os próximos pagamentos:
Contudo, milhares de contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda fora do prazo, que era até o dia 31 de maio. Assim, terão que pagar uma multa por conta do atraso no envio.
Porém, quem enviou a declaração atrasada e tem direito à restituição poderá receber, mas contará com um calendário diferente.
Veja as datas de depósitos dos lotes residuais da Restituição do Imposto de Renda:
Para saber se entraram na lista de depósitos do terceiro lote, os contribuintes devem fazer a consulta do imposto de renda. Todo o processo de consulta é totalmente online, por meio do portal da Receita Federal.
Assim, veja como consultar a restituição do imposto de renda em 3 passos simples:
Após seguir o passo a passo, aparecerá na tela todas as informações sobre o imposto de renda do contribuinte. Dessa forma, será possível saber se o pagamento da restituição já estará liberado.
Além disso, também é possível consultar outras informações, como inconsistência de dados ou erros na declaração e, assim, atualizar dados, se for preciso.