Neste mês de setembro, milhares de cidadãos poderão resgatar o pagamento do Auxílio Emergencial. Por esse motivo, o Governo Federal disponibilizou a consulta para que os brasileiros verifiquem quem poderá sacar os valores.
Em outubro de 2021 os pagamentos do Auxílio Emergencial foram encerrados. No entanto, neste ano, o benefício pode ser sacado por um grupo específico. A modalidade atual do programa é denominada de Auxílio Emergencial Retroativo.
O Auxílio Emergencial está sendo liberado neste ano com valores que podem chegar a até R$ 3.000. Isso porque o pagamento do benefício é feito com até cinco parcelas de R$ 600 – que ainda não foram retiradas.
O Auxílio Emergencial retroativo é destinado aos pais solteiros, chefes de família monoparental.
N entanto, para ter direito ao pagamento, o cidadão precisará cumprir os seguintes requisitos:
Inicialmente, devemos destacar que a consulta do Auxílio Emergencial por meio do portal Dataprev somente com o uso do CPF não será mais permitido, tendo em vista que agora o sistema conta com novas regras.
Antes, o cidadão poderia consultar o Auxílio Emergencial somente com CPF, data de nascimento, nome completo e nome da mãe. No entanto, agora é preciso ter uma conta Gov.Br, realizar o login e só depois consultar o benefício.
O site da Dataprev 2022, contudo, segue disponível para consulta do Auxílio Emergencial. Mas conforme informado, a criação de uma conta Gov.Br é obrigatória.
Caso prefira, a consulta também pode ser feita por telefone, através do número 111, da Caixa Econômica Federal (CEF).
O acesso ao Portal de Consulta ao Auxílio Emergencial 2022 pode ser realizado clicando aqui.