A Caixa Econômica Federal lançou uma nova versão do aplicativo do FGTS. A ferramenta vai possibilitar que os trabalhadores consultem informações importantes sobre a liberação do benefício, a exemplo do valor e quando poderá efetuar o resgate do fundo. Além disso, será possível fazer a inclusão de informações cadastrais para criação de Conta Poupança Social Digital.
De acordo com informações da CAIXA, o aplicativo do programa vai permitir que o trabalhador informe se não quiser receber o Saque Extraordinário do FGTS. Nesta situação, o valor de até R$1 mil não será retirado do saldo do fundo.
A nova versão do aplicativo do FGTS também vai permitir que o trabalhador opte por desfazer o crédito automático na Conta Poupança Social Digital. O prazo vai até 10 de novembro de 2022.
Caso o crédito seja realizado para o trabalhador e ele não realize a movimentação até 15 de dezembro de 2022, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.
Na consulta pelo site do FGTS, o trabalhador poderá verificar se terá direito ao saque extraordinário e consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.
O aplicativo do FGTS, que terá uma nova versão a partir desta sexta, vai permitir que o trabalhador consulte o valor a ser creditado. Além disso, o cidadão poderá:
O aplicativo pode ser baixado nos seguintes links:
O saque extraordinário do FGTS é uma medida que ocorre de maneira emergencial, considerando o saldo que o trabalhador tem disponível na conta do fundo. Na liberação deste ano, o limite é de até R$ 1 mil por trabalhador.
Segundo as regras, qualquer pessoa que tiver conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa, poderá sacar os valores devido. Caso o trabalhador tenha mais de uma conta no fundo, o saque é feito na seguinte ordem:
Segundo as regras de saque, não estará disponível o dinheiro que estiver bloqueado na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque-aniversário, por exemplo.