Construir o seu currículo de maneira direcionada pode ser um diferencial para que você alcance uma posição hierárquica que atenda a sua objetividade profissional. Por isso, o currículo deve ser assertivo e direcionado.
Um excelente profissional pode não ser um bom candidato, o que faz com que muitos profissionais fiquem aquém de oportunidades que seriam perfeitas para os seus objetivos no mercado atual. Entretanto, é importante que o candidato entenda que a construção do currículo é uma apresentação, funcionando como uma espécie de vitrine profissional.
Por isso, você deve direcionar suas informações de modo que a sua trajetória seja atrativa e sucinta, já que o currículo se tornará atrativo pela objetividade e coerência na sua construção.
Sendo assim, certifique-se de que seus dados pessoais estejam atualizados, não coloque números de documentos e nem insira um endereço de e-mail que contenha palavras ofensivas ou diminutivas, por exemplo.
O seu objetivo pode ser inserido, considerando o seu nível hierárquico na sua área de atuação. Por exemplo: gerente de logística; assistente de relacionamento com o cliente; analista de marketing digital; auxiliar de atendimento etc.
A sua trajetória profissional é uma descrição extremamente relevante. Por isso, você deve fazer uso de palavras pertinentes a sua área de atuação e deve colocar sempre o período em que esteve em cada emprego interior.
Além disso, também é importante que você respeite a ordem cronológica inversa dos fatos, priorizando suas experiências mais atuais.
Da mesma forma, você deve informar a sua escolaridade, priorizando os últimos cursos concluídos. Caso você estude, deve informar a previsão de término do seu curso em andamento e a modalidade de ensino.
Além disso, caso você queira resumir o seu currículo ou criar algum tipo de carta de apresentação, é relevante que você faça uma relação – ainda que seja indireta – entre suas habilidades sociocomportamentais e competências com a sua descrição profissional. Visto que essa relação será um ponto analisado pelo profissional de recrutamento e seleção.
Certamente essas dicas são adaptáveis, porém, são pontos importantes para que você construa um currículo que direcione a sua carreira, permitindo que você possa explorá-lo pessoalmente durante uma entrevista de emprego.