A má gestão de uma empresa só levará a um caminho, o da falência.
Engana-se quem acredita que para abrir um negócio somente é preciso entender sobre a atividade principal, o empreendedor precisa conhecer todas as partes do seu negócio, independentemente do porte de sua empresa.
A visão que o empreendedor tem sobre seu negócio é o que vai nortear seus esforços e, para que essa visão não seja distorcida, é importante que todas as informações sejam claras, completas e fidedignas.
O gestor precisa estar a par dos principais acontecimentos do seu negócio para que possa, sempre que necessário, ajustar as metas, os orçamentos, despesas, enfim, seu plano de negócios.
Entender sobre os principais conceitos contábeis e financeiros serve para que o empreendedor entenda como projetar seu fluxo de caixa, mensurar com clareza os custos e qual é o retorno do mesmo.
Assim sendo, entenderá quais despesas podem ser cortadas, quanto exatamente foi o lucro do período e onde o mesmo está sendo aplicado.
Também entenderá a sua carga tributária, entre outras informações de grande importância tanto para a boa saúde da empresa quanto para o seu crescimento.
É claro que o empreendedor pode e deve consultar seu contador para a devida interpretação e aplicação dessas informações.
Assim sendo, o contador também pode ajudar na readequação do negócio, já que conhece sua empresa por dentro.
Entretanto, mesmo que tenha a devida orientação, a decisão é sempre do empreendedor. Portanto, é imprescindível que seu conhecimento vá além da sua atividade.
Afinal, um dos princípios da contabilidade é o princípio da continuidade, significa que uma empresa nasce com a intenção de nunca fechar.