Quando o conflito com o chefe aparece, a tendência é que o trabalho se torne um pouco mais difícil de ser executado. Afinal, trabalhar em conflito com alguém pode ser uma tarefa quase impossível para algumas pessoas.
Sendo assim, neste texto nós apresentamos algumas dicas que podem lhe ajudar a lidar com esse tipo de impasse. Esperamos auxiliar você nessas situações. Acompanhe e entenda.
O conflito com o chefe é natural. Em um momento ou outro é possível que ele apareça. Afinal, somos pessoas diferentes dos nossos chefes, e isso pode dar margem para que opiniões diferentes apareçam. O problema surge, portanto, quando essas divergências de ideias não são bem trabalhadas.
Assim, vale se atentar às suas atitudes, erros e formas de ouvir o chefe. Pois esses fatores podem lhe ajudar a restabelecer o equilíbrio da relação.
Além disso, outras ações podem ser positivas. São elas:
Antes de ficar tentando se defender de tudo quanto é maneira, que tal pensar sobre os motivos pelos quais o conflito com o chefe se instaurou? Será que foi um erro seu? Será que foi um erro de terceiros? Pense sobre isso.
E se porventura você constatar que o erro foi seu, aprenda a admiti-lo e use esse momento para crescer e se desenvolver. E não para se “esquivar” da sua culpa.
Enquanto o seu chefe estiver falando sobre o conflito em si, escute-o ativamente. Não fique interrompendo a fala dele, mas sim, aguarde o seu momento de argumentar.
Se você não ouvir atentamente o que ele tem a dizer, pode tornar a situação ainda mais conflituosa. E isso só piora se você ainda por cima “atropelar” a fala do seu chefe.
Quando for o seu momento de falar, lembre-se de ser empático. Assim, você deve se basear em uma ponderação que não sirva para confrontar o chefe.
Procure manter o seu equilíbrio emocional e tente se basear, o máximo possível, na razão, e não na emoção. Dessa maneira você conseguirá ter uma conversa mais madura e, quem sabe, sanar o conflito com o chefe.
Como mencionamos no começo deste artigo, as divergências de ideias vão aparecer, uma hora ou outra. Nesses casos, é interessante aceitar a situação. Volta e meia um dos dois terá de ceder à ideia alheia, e isso faz parte de qualquer relação – inclusive entre chefe e colaborador.
Se porventura o erro for cometido pelo seu chefe, converse francamente com ele. Não fique apontando mil e uma falhas, mas fale sobre como você se sentiu diante do equívoco.
Às vezes, ninguém avisou o chefe de que determinada ação era negativa, e você pode ajudá-lo a entender isso, de maneira respeitosa. Com essa, e as demais dicas, você poderá lidar com o conflito com o chefe de maneira efetiva.