Recentemente, a busca por saber se o Bolsa Família será antecipado do Rio Grande do Sul cresceu entre os beneficiários do programa. Isso porque o estado vem passando por constantes temporais, que causaram grande impacto para a população.
Segundo dados do G1, em apenas quatro dias, o estado registrou o triplo de chuva previsto para o período. De acordo com o portal, o estado já registrou 21 desaparecidos.
Além disso, os próximos dias ainda estão em estado de alerta, com previsão de fortes chuvas e cheias na Região Central e vales dos rios Taquari, Caí e Pardo.
Bolsa Família antecipado no Rio Grande do Sul
De acordo com a regras do Bolsa Família, deve haver a antecipação do benefício para os moradores de cidades onde houve declaração de calamidade pública por desastre natural.
Nesse sentido, é possível afirmar que haverá a antecipação dos pagamentos para quem mora nas regiões atingidas. O objetivo é liberar os recursos financeiros o mais rápido possível, para proporcionar às famílias uma ajuda emergencial.
Municípios com antecipação em maio
O Bolsa Família será antecipado no Rio Grande do Sul para os seguintes municípios:
- Agudo
- Bom Retiro do Sul
- Campo Bom
- Colinas
- Cruz Alta
- Dezesseis de Novembro
- Eldorado do Sul
- Estrela
- Laejado
- Mucum
- Panambi
- Pantano Grande
- Parobe
- Restinga Seca
- Santa Maria
- Santo Angelo
- Santo Expedito do Sul
- Tabai
- Teutonia
- Venancio Aires
- Veranopolis
Outros municípios
Além disso, também haverá a antecipação do Bolsa Família em maio para municípios de outros 6 estados brasileiros. Assim, confira a lista completa:
- Paraná: Ampere, Araruna, Boa Vista Da Aparecida, Cascavel, Dois Vizinhos, Espigao Alto Do Iguacu, Jesuitas, Lidianopolis, Maripa, Moreira Sales, Morretes, Palotina, Palotina, Pranchita, Quinta Do Sol, Santa Izabel Do Oeste, Santa Lucia, Sao Sebastiao Da Amoreira e Tres Barras Do Parana;
- Espírito Santo: Muniz Freire, Alegre, Alfredo Chaves, Apiaca, Atilio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guacui, Jeronimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta;
- Rio de Janeiro: Barra do Pirai, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mendes, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, São José do Meriti, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Mage, Petrópolis e Teresópolis;
- Acre: Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolandia, Feijo, Jordao, Mancio Lima, Marechal Thaumaturgo, Placido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauaca, Xapuri, Manoel Urbano, Rodrigues Alves;
- Amazonas: Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Sao Gabriel da Cachoeira;
- Roraíma: Amaraji, Alto Alegre, Canta, Caracarai, Iracema, Mucajai, Normandia, Pacaraima, Uiramuta.
Ademais, é importante destacar que o Governo Federal ainda fará a divulgação oficial da lista completa ao longo do mês de maio. Sendo assim, outros municípios ainda poderão ser incluídos.
Bolsa Família antecipado no Rio Grande do Sul – Calendário Oficial
Os pagamentos do Bolsa Família referente a maio de 2024 tem previsão para começar no dia 17, seguindo até o dia 30. Os depósitos seguem o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.
No entanto, para as pessoas que receberão a antecipação dos pagamentos, os depósitos serão no primeiro dia de repasses, ou seja, no dia 17 de maio. Assim, para este grupo, o pagamento não vai considerar o último dígito do NIS.
Para os demais beneficiários, os depósitos seguirão o planejamento, de acordo com o calendário oficial do programa.
Calendário de pagamentos
- NIS final 1: 17 de maio;
- NIS final 2: 20 de maio;
- NIS final 3: 21 de maio;
- NIS final 4: 22 de maio;
- NIS final 5: 23 de maio;
- NIS final 6: 24 de maio;
- NIS final 7: 27 de maio;
- NIS final 8: 28 de maio;
- NIS final 9: 29 de maio;
- NIS final 0: 30 de maio.
Consulta e saque do Bolsa Família
Os beneficiários com Bolsa Família antecipado no Rio Grande do Sul, demais municípios e inscritos em geral, podem fazer a consulta do benefício de forma fácil por meio da internet ou telefone. Confira todos os canais disponíveis:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo Bolsa Família;
- Aplicativo CadÚnico;
- WhatsApp 0800 104 0104;
- Central de Atendimento da Caixa, no telefone 111;
- Atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 0800 726 02 07, opção 21.
Ademais, é possível realizar o saque do benefício por meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (caixas eletrônicos, lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento).
Além disso, a Caixa também disponibiliza o acesso ao aplicativo Caixa Tem. Assim, os beneficiários do Bolsa Família conseguem acessar diversos serviços, como pagamento de boletos, transferência PIX, recarga de celular e vários outros.