Em razão da imensidade de leis previdenciárias, de alterações legislativas e a complexidade dos cálculos de aposentadoria, não é raro perder dinheiro para o INSS.
Assim, inicialmente, recomenda-se iniciar o planejamento da aposentadoria anos antes de se aposentar.
Outrossim, é de suma importância analisar caso a caso antes contribuir qualquer valor para o INSS.
Adiante, discorreremos sobre os três principais erros cometidos por quem vai se aposentar.
Um dos maiores erros cometidos por quem vai se aposentar refere-se à crença de que pagar mais para o INSS perto da aposentadoria implicará em uma aposentadoria melhor.
Neste sentido, até 1998 o valor da aposentadoria considerava somente os últimos 36 salários antes da aposentadoria, mas hoje o cálculo não é mais assim.
No entanto, antes da Reforma da Previdência, o valor da aposentadoria abrangia os 80% melhores salários de julho de 1994 até o mês anterior à aposentadoria.
Atualmente, o cálculo do valor da aposentadoria considera a média de todos os salários do indivíduo, a partir de julho de 1994, ou de quando começou a contribuir.
Com efeito, isso se aplica para quem não conseguiu se aposentar até a vigência da nova lei previdenciária ou começou a contribuir depois dela.
Portanto, contribuir alguns meses com um valor mais alto pode não fazer diferença.
Além disso, um dos maiores erros cometidos por quem vai se aposentar é deixar de considerar o tempo de atividade especial ou rural.
Isto porque muitas pessoas pensam que, ao completar o tempo de contribuição para se aposentar, não faz mais diferença comprovar o tempo de atividade especial ou rural.
No entanto, comprovar todos seus períodos, mesmo já tendo tempo para se aposentar, pode fazer muita diferença no valor da aposentadoria.
Por fim, é normal acreditar que o único momento em que é possível resolver as pendências com o INSS é na hora da aposentadoria.
Todavia, deixar para resolver todas as pendências para quando for se aposentar pode atrasar o recebimento da aposentadoria em mais de 3 anos.
Assim, o mais indicado é retirar um documento chamado CNIS (Cadastro Nacional das Informações Sociais) o quanto antes, em qualquer agência do INSS ou no site do Meu INSS.
Com esse documento, o indivíduo descobrirá se existem pendências nos seus períodos de contribuição.
Portanto, recomenda-se resolver todas as pendências anos antes de se aposentar para garantir uma aposentadoria tranquila.