Conforme informações oficiais, o Banco Central definiu diretrizes de acessibilidade para a experiência do usuário, as quais precisam ser observadas pelas instituições que ofertam o Pix aos clientes finais.
Adicionalmente, o BC atua como indutor da adoção de soluções, para que as instituições possam ofertar o Pix de maneira inclusiva, adotando mecanismos para que esses clientes possam usá-lo de forma autônoma.
Sendo assim, confira algumas soluções desenvolvidas pelas instituições bancárias para tornar o Pix mais acessível e inclusivo. Vamos exemplificar algumas soluções apontadas na página de acessibilidade do BCB.
Público-alvo: usuário com deficiência visual, baixa visão ou daltonismo; usuário com deficiência auditiva; usuário com deficiência física/ mobilidade reduzida.
Pessoa com Deficiência Visual:
Conforme informações oficiais, desenvolve aplicativo que não utiliza fotos, ícones ou teclas que dificultam a ação dos leitores de tela, ou que criem barreiras à plena usabilidade pela pessoa com deficiência visual.
Utiliza apenas solução nativa do sistema operacional, no site, para leitura de tela, tamanho da fonte e contraste.
Pessoa com Deficiência Auditiva:
Bem como, não utiliza recursos sonoros na interação com as funcionalidades do site e do aplicativo.
Pessoa com Deficiência Física / Mobilidade Reduzida:
Além disso, utiliza apenas solução nativa do sistema operacional do aparelho móvel ou site em relação a comandos de voz.
Público-alvo: usuário com deficiência visual, baixa visão ou daltonismo; usuário com deficiência auditiva; usuário com deficiência física/ mobilidade reduzida.
Pessoa com Deficiência Visual
Conforme informações do BC, utiliza apenas solução nativa do sistema operacional do aparelho móvel, para leitura de tela, tamanho da fonte e contraste.
Além disso, desenvolve aplicativo que não utiliza fotos, ícones ou teclas que dificultam a ação dos leitores de tela, ou que criem barreiras à plena usabilidade pela pessoa com deficiência visual.
Utiliza apenas solução nativa do sistema operacional, no site, para leitura de tela, tamanho da fonte e contraste.
Bem como, site não utiliza fotos, ícones ou teclas que dificultam a ação dos leitores de tela, ou que criem barreiras à plena usabilidade pela pessoa com deficiência visual.
Sendo assim, o Bradesco utiliza intérprete em Libras.
Não utiliza recursos sonoros na interação com as funcionalidades do site e do aplicativo.
Utiliza, no site ou no aplicativo, vídeos curtos e explicativos sobre Pix direcionados às pessoas com deficiência auditiva, para atendimento de principais dúvidas, na forma de Perguntas Frequentes, ou FAQ.
Utiliza solução proprietária, no aplicativo do aparelho móvel ou site, direcionadas a pessoas com mobilidade reduzida.
Outro: citar – Canal ATM: Na tela inicial temos botões de acessibilidade exclusivos para cadeirantes, deficientes visuais ou auditivos. Especificamente para cadeirantes, o acesso se dá com a alteração do padrão dos botões de ação do formato touch para numérico, em que é possível utilizar as funções nos botões laterais ou diretamente no teclado físico da máquina.