Economia

Confira as reclamações menos frequentes recebidas pelos bancos

Reclamações menos frequentes feitas pelos clientes sobre bancos e financeiras

O Banco Central divulgou o ranking de reclamações das instituições financeiras e bancos. 

Mas você sabe quais são as principais reclamações feitas pelos clientes? Já trouxemos quais são as reclamações mais frequentes feitas pelos clientes. Agora, confira as reclamações menos frequentes, conforme informações do BC.

Reclamações reguladas procedentes – confiras as reclamações menos frequentes

(As primeiras 35 posições podem ser consultadas no artigo sobre as reclamações mais frequentes)

Posição – Motivo da reclamação – Quantidade 

36º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados ao serviço de credenciadora de cartões 107

37º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documentos relativos a cartão de crédito 104

38º Irregularidades relacionadas ao Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR) 97

39º Recusa de cancelamento de pacote de serviços 86

40º Pix – experiência do usuário 80

41º Concessão de crédito (exceto consignado) sem a formalização do título adequado 74

42º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documentos relativos a conta 73

43º Falta de transparência na redação de documentos 68

44º Ausência de informações sobre as regras de funcionamento nos contratos de cartões de crédito ou seu descumprimento 64

45º Descumprimento de prazo de resposta da reclamação registrada no BCB 63

46º Inclusão de dados incorretos no CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional) 58

Integridade, confiabilidade, segurança

47º Integridade, confiabilidade, segurança, sigilo e legitimidade das operações e serviços – conta de pagamento pré-paga 50

48º Irregularidades relacionadas à liquidação de documentos (exceto cheques) 46

Encaminhamento de instrumentos de pagamento não solicitados 46

50º Concessão de demais créditos (exceto consignado) mediante a formalização de título adequado com base em documentação falsa 37

51º Não acatamento de solicitação de cancelamento de débitos automáticos em conta ou não cumprimento das regras aplicáveis 33

52º Irregularidades relacionadas ao atendimento da Ouvidoria 32

53º Oferta ou prestação de informação sobre o serviço de credenciadora de cartão de forma inadequada 30

54º Irregularidades relativas a crédito rotativo de cartão de crédito e inadimplência do cartão de crédito 24

55º Irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta 23

56º Irregularidades relacionadas a boletos de pagamento (exceto ausência de contrato com beneficiário) 19

Outras irregularidades relacionadas à portabilidade de operações de crédito de pessoa natural 19

58º Irregularidades relacionadas a operações no mercado de câmbio 17

Irregularidades envolvendo a abertura de conta-salário 17

60º Descumprimento de prazo de bloqueio ou de prazo de devolução de cheque 16

61º Irregularidades relacionadas à devolução de cheques 13

62º Utilização incorreta da taxa de desconto no cálculo do valor presente relacionadas às operações de crédito consignado 9

63º Irregularidades relacionadas a registros no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) 7

Outras irregularidades relacionadas a tarifas 7

Débito em conta de pagamento pré-paga não autorizado pelo cliente, ou não cumprimento das regras aplicáveis 7

66º Cobrança irregular de tarifa pela prestação de serviços de credenciadora de cartões 6

67º Outras irregularidades 5

Irregularidades no processo de encerramento de conta de pagamento 5

Pix – tarifa 5

CET

70º Irregularidades relacionadas ao Custo Efetivo Total (CET) de operação de crédito 4

Utilização incorreta da taxa de desconto no cálculo do valor presente relacionadas às demais operações de crédito, exceto as de crédito consignado e de financiamento imobiliário 4

Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito (exceto crédito consignado e financiamento imobiliário) relativas a pessoas naturais 4

Cobrança irregular de tarifa em operação de crédito 4

74º Descumprimento do horário de funcionamento das instituições financeiras 3

Irregularidades relacionadas a cédulas ou moedas 3

76º Utilização incorreta da taxa de desconto no cálculo do valor presente relacionadas às operações de financiamento imobiliário 2

77º Cobrança irregular para fins de remuneração de correspondentes no País 1

Outras irregularidades relacionadas a cartões de crédito 1

Outras irregularidades relacionadas a cheques 1

Irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta de pagamento 1

Não acatamento de solicitação de cancelamento de débitos automáticos em conta de pagamento pré-paga, ou não cumprimento das regras aplicáveis 1

Resgate de saldo de conta de pagamento pré-paga 1

Pix – outros 1

1 Quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.