Com a data da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, se aproximando, muitos estudantes procuram dicas e informações sobre o exame.
Essa situação é totalmente compreensível, uma vez que quanto melhor você estiver sobre a prova, maiores serão as suas chances de conseguir alcançar um alto desempenho.
E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe 5 coisas fundamentais que você precisa saber sobre a prova de matemática do ENEM 2021. Vamos conferir!
Para ir bem na prova de matemática do ENEM, não adianta estudar somente os assuntos mais complexos dessa matéria.
Isso porque, a prova de matemática do ENEM também aborda, tanto de forma direta como de forma indireta, assuntos básicos em suas questões.
Assim, se o seu conhecimento sobre os tópicos básicos e fundamentais da matemática não estiver bem consolidado, as suas chances de ir bem na prova podem cair consideravelmente.
Dessa maneira, podemos afirmar que vale a pena dar uma boa revisada na regra de três, tanto a simples e como a composta, porcentagem, noções de matemática financeira e aritmética.
Você precisa entender que as questões da prova de matemática do ENEM são compostas por três partes: um texto base, o enunciado e as alternativas propostas.
Assim, é recomendável que você leia o texto base, o qual deve ser interpretado para se chegar à definição do contexto em que a pergunta será feita, o enunciado e, por fim, as alternativas de resposta apresentadas.
A interpretação de texto é fundamental dentro da prova do ENEM, mas não somente nas questões de linguagens e códigos: você precisa conseguir interpretar corretamente também as perguntas da prova de matemática.
Lembre-se de que as alternativas de respostas não foram colocadas ali por acaso e que o objetivo dos examinadores é saber da sua capacidade de ler, entender e responder.
Lembre-se de que a prova do ENEM possui um método específico de correção das questões, o qual se baseia nos erros e acertos das questões mais fáceis e mais difíceis: o TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Com o TRI, alunos que fazem o mesmo tipo de prova e que acertaram o mesmo número de questões possam ter notas diferentes.
Para que você de fato seja capaz de responder uma questão que faz uso de fórmulas na prova do ENEM, é fundamental que você compreenda a fórmula em questão, e não somente a decore.