A Língua Portuguesa é uma das disciplinas do conteúdo programático de diversos concursos. Desse modo, ter conhecimento sobre a língua é importante para mandar bem não só nas questões de português, mas também para interpretar as demais questões. Muitas bancas costumam exigir questões de gramática do português de forma muito direta.
Os tipos de verbo do português e a regência verbal são dois dos assuntos de gramática que mais deixam os candidatos inseguros. Por isso, apresentamos abaixo uma questão comentada para você treinar seus conhecimentos. Confira!
Leia o poema para responder à questão.
Poema do nadador
A água é falsa, a água é boa.
Nada, nadador!
A água é mansa, a água é doida,
Aqui é fria, ali é morna,
A água é fêmea.
Nada, nadador!
A água sobe, a água desce,
A água é mansa, a água é doida.
Nada, nadador!
A água te lambe, a água te mata.
Nada, nadador!
Senão, que restará de ti, nadador?
Nada, nadador.
LIMA, Jorge de. Antologia poética. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978, p. 60.
Os verbos em negrito nas frases “A água é falsa”, “A água desce” e “A água te lambe” são, respectivamente
verbo intransitivo, verbo transitivo direto, verbo de ligação
(E) verbo transitivo direto, verbo intransitivo, verbo de ligação
Em primeiro lugar, para responder bem a essa questão, o candidato precisa retomar o conceito de transitividade verbal e os tipos de verbo. De acordo com os estudos linguísticos, a transitividade verbal diz respeito à relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.
Nesse sentido, o candidato precisa analisar as relações estabelecidas pelos verbos em negrito com os seus complementos. Assim, é possível perceber que logo na primeira frase o verbo ser (“A água é falsa) cumpre apenas o papel de ligar água e falsa, adjetivo que a caracteriza. Portanto, o primeiro verbo é de ligação, de modo que as alternativas A, C e E estão incorretas.
O verbo descer da segunda frase, por sua vez, não exige um complemento. A única exigência do verbo é o sujeito, de modo que ele é intransitivo. Já o verbo lamber, além de exigir um sujeito, exige um objeto direto: alguém lambe algo. Desse modo, o verbo é transitivo direto. Portanto, a alternativa correta é a letra D.
Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja três dicas.