Os concursos da polícia podem ter alteração significativa. Dessa vez, envolvendo o Teste de Aptidão Física- TAF- uma das etapas principais para aprovação.
O teste consiste na realização de exercícios físicos por parte do candidato. Serão levados em conta tempo e execução. Outros requisitos poderão ser solicitados, desde que comunicados de forma prévia no edital.
Entretanto, a etapa sempre foi fonte de polêmicas, já que muitos candidatos passam mal e alguns falecem durante execução das atividades.
Mudança TAF concursos da polícia
Por conta disso, um Projeto de Lei foi levantado no Tocantins a fim de modificar o horário de aplicação do TAF. O documento visa alterar a Lei nº 4.082/2022 (sobre a realização de testes de aptidão física no estado do Tocantins), a fim de vedar a aplicação do TAF no período entre 10 horas da manhã e 3 horas da tarde.
O autor do projeto é o professor Júnior Geo que levanta entre outros motivos, os constantes óbitos devido condições de calor e baixa umidade da região. Se aprovado, o documento serve para os concursos da polícia do Tocantins.
O deputado menciona “repetição de tragédias” ao lembrar de mortes recentes que ocorreram nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso, e ressalta que a prática de exercícios físicos em climas como o do Tocantins, por vezes, se torna praticamente impossível.
O projeto segue para aprovação da Casa e, posteriormente, para sanção do governador.
Autorização de um novo concurso PM TO
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou o aval para o novo edital. As informações foram de janeiro deste ano. De acordo com Barbosa, o novo edital será para soldados e oficiais e contará com 650 vagas. Entretanto, este quantitativo é bem abaixo do que recomendado pelo Ministério Público.
O quantitativo de vagas será da seguinte forma:
- 600 para o curso de formação de praças, ou seja, para soldados; e
- 50 para o curso de formação de oficiais.
Comissão formada concursos da polícia
O novo edital já conta com comissão formada. O grupo será responsável por cuidar do andamento da seleção e escolher a banca.
Por sua vez, a empresa vai receber as inscrições e viabilizar as etapas da seleção. Além disso, foram formadas duas comissões:
Comissão – praças
- Coronel Marizon Mendes Marques;
- Tenente coronel Ricardo Apolinário de Carvalho;
- Major Ricardo Thadeu Dias de Macêdo;
- Major Frank Cynatra Sousa de Melo;
- Major Benício da Costa Neves.
Comissão – oficial
- Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza;
- Tenente coronel Ricardo Borges Ferrão;
- Tenente coronel Lorena Alfonso Cavalcante Fernandes;
- Major Marlene Alves Borges Machado;
- Capitão Jarmenson Diênis Oliveira da Costa.
Como foi o último concurso PM TO?
No último concurso foram ofertadas 1.025 vagas e aconteceu em 2020. A distribuição das oportunidades aconteceu da seguinte forma:
- 50 vagas para músicos;
- 20 vagas para técnico em enfermagem;
- 5 vagas para técnico em saúde bucal;
- 950 vagas para soldado.
A banca organizadora foi a Cebraspe que ficou responsável por efetuar as funções da empresa, recebimento das inscrições e viabilização das etapas.
O certame contou com as seguintes fases:
- Exame de Capacidade Física
- Avaliação Psicológica
- Avaliação Médica e Odontológica
- Investigação Social
- Curso de formação
Outros concursos policiais previstos
O concurso PM PE ( Polícia Militar de Pernambuco) está entre um dos editais mais esperados. A dúvida principal é: o certame vai sair em 2023?
De acordo com o coronel Tibério César dos Santos, o edital pode sim ser publicado em 2023, principalmente, levando em conta a necessidade de composição do quadro de servidores.
Atualmente, a corporação conta com 16.400 policiais. Porém, o quantitativo está abaixo do necessário, 26 mil servidores.
É importante destacar o edital já encontra-se autorizado. Confira a seguir mais detalhes sobre os últimos editais a fim de te deixar mais preparado para o novo certame que deve ofertar 2.580 vagas para os cargos de Oficial e Soldado.
Requisitos concurso PM PE
Os requisitos necessários são:
- Possuir escolaridade mínima de ensino médio completo (Soldado) ou ensino superior em Direito (Oficial);
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 30 anos na data de inscrição no concurso (35 anos para Oficial da Saúde);
- Condução de veículos automotores, no mínimo, na Categoria B;
- Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres