O concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Concurso TJ-RJ) para o cargo de Juiz Substituto foi retomado. Em publicação no Diário Oficial Eletrônico, o órgão confirmou que pretende aplicar as avaliações discursivas em nova data: 11 de julho de 2021. Para isso, seguirá todas as regras sanitárias.
O concurso TJ-RJ chegou a ter aplicação das avaliações objetivas e também a divulgação do resultado final. Agora, serão realizadas outras etapas do concurso.
DO NOVO CRONOGRAMA ESTIMADO DO CONCURSO (Sujeito a alterações)
11/07/2021 – Aplicação da prova discursiva
As demais datas de prova e os locais de aplicação serão oportunamente divulgados.
Rio de Janeiro, 18 de maio de 2021.
Desembargadora LEILA MARIA RODRIGUES PINTO DE CARVALHO E ALBUQUERQUE
Presidente da Comissão de Concurso
O edital do concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para o cargo de Juiz Substituto (Concurso TJ RJ Juiz 2019) foi divulgado com o objetivo de preencher nada menos que 50 vagas para carreira. O salário é de R$30.404,42.
A Fundação para o Vestibular Estadual Paulista Julio Mesquita Filho – VUNESP tem a responsabilidade do certame. Do quantitativo de vagas, três serão reservadas aos deficientes e 10 aos negros.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ser bacharel em Direito há, no mínimo, três anos. Além da escolaridade, os candidatos devem ter três anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva, exercida a partir da conclusão do curso de Direito.
Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 18 de setembro e 25 de outubro de 2019, no site oficial da banca organizadora. A taxa de inscrição custou o valor de R$250,00.
O concurso do TJ-RJ 2019 para o cargo de Juiz Substituto vai contar com:
I – Prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
II – Prova discursiva e prática de sentença, de caráter eliminatório e classificatório;
III – Sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
IV – Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e
V – Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A prova objetiva do concurso, primeira fase do certame, aconteceu no dia 15 de dezembro de 2019. O exame contou com 80 questões de múltipla escolha, que serão distribuídas em três blocos, conforme disposto abaixo:
Bloco I: Direito Civil, Direito Processual Civil, Organização Judiciária, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente; Direitos Difusos e Coletivos.
Bloco II: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral.
Bloco III: Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.
A validade do concurso será de dois anos, a contar da data de homologação do resultado.