O concurso TJ GO ( Tribunal de Justiça de Goiás) deu um pontapé mais que importante em prol da liberação do edital.
O grupo de trabalho foi formado e é responsável por apresentar o termo de referência com as especificações visando à contratação da banca organizadora.
O número de vagas, assim como as principais informações sobre o certame também são levantadas por este grupo. Levando em conta todos esses esclarecimentos, irão elaborar o termo de referência. A banca organizadora será escolhida. A empresa vai receber as inscrições, assim como viabilizar as etapas da seleção.
O último certame para juiz teve a FCC como banca organizadora. As remunerações iniciais são de R$28.884,25. Além de ter bacharelado em direito, o candidato precisa pelo menos, três anos de prática jurídica. Além disso, é preciso ter menos de 65 anos na data da posse, idoneidade moral e não registrar antecedentes criminais.
O novo concurso TJ GO já tinha sido anunciado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás para o biênio de 2023-2025, desembargador Carlos França.
No último edital teve 52 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva. Além da fase objetiva, o concurso vai contar com demais etapas, sendo elas: provas escritas; sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; prova oral e avaliação de títulos.
Em 2021, o órgão anunciou um certame para analista judiciário. Foram 95 vagas imediatas, contudo, já nomeou quantitativo superior com o aproveitamento de excedentes. É importante destacar que inicialmente foram disponibilizadas 46 oportunidades para analista da Área de Apoio judiciário e Administrativo, carreira destinada a quem tem nível superior em qualquer área. Nesse caso, as remunerações são de R$3.833,88.
As outras 49 vagas são para analista da área judiciária. O concurso para analistas judiciários do TJ de Goiás, realizado entre 2021 e 2022, foi composto por provas objetivas e discursivas.
Para as pessoas que desejam uma chance no concurso TJ PB ( Tribunal da Justiça da Paraíba) saiba que os salários foram reajustados.
A proposta foi apresentada pelo presidente do Tribunal, desembargador João Bendito da Silva, e aprovada pelo governador João Azevedo.
Foi publicada no Diário Oficial o Ato do Poder Legislativo nº 12.588/23 que aponta a sanção. Confira os novos salários.
O reajuste vai acontecer de forma escalonada, levando em conta o cargo em questão. O percentual estabelecido será:
É importante destacar também que as gratificações de funções de confiança e vantagens pessoais nominalmente identificadas (VPNI) também passarão pelos mesmos aumentos.
Diante disso, tanto os novos aprovados do concurso TJ PB quanto os servidores receberão os seguintes valores:
Após março de 2023
Após março de 2024
O concurso TRE Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) poderá ser anunciado com mais cargos, devido à necessidade de recompor o quadro de servidores.
A urgência foi pautada durante o 80º encontro do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), em fevereiro e, na ocasião, sugeriu-se a criação de 565 cargos de analista judiciário – apoio especializado – análise de sistemas.
O pedido foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE . Por sua vez, o órgão vai decidir se o documento será encaminhado ao Congresso Nacional por meio de um Projeto de Lei.
Os tribunais informaram que a necessidade de profissionais da categoria ficou ainda maior no período da pandemia. Diante disso, em caso de aprovação da proposta, os novos cargos poderão ser preenchidos por aprovados no novo concurso unificado da Justiça Eleitoral, previsto para 2023.
De acordo com o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Rui Moreira, há orçamento para realização do certame, mais um motivo para destacar que o concurso não deve demorar de sair.
O nome da possível banca não foi revelado. No último edital, que aconteceu em 2006, a Cebraspe, antiga Cespe, foi a empresa responsável pela seleção.
No que se refere ao edital, Rui Moreira disse que o edital deve ser liberado no segundo semestre do ano, em agosto. Tudo indica que a seleção deva trazer vagas para o TSE e para Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que manifestaram interesse.
Os TREs, dessa vez, vão contar com uma previsão mais concreta pela primeira vez. Com os debates, foi escolhido que o edital seja publicado em agosto e as provas, por sua vez, aconteçam no segundo semestre de 2023, mais precisamente, entre setembro e outubro.
As oportunidades podem ser para técnico e analistas, ambas para nível superior. Segundo apurações, além do TSE, 16 TREs já confirmaram oficialmente o interesse em participar da seleção: Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Tocantins, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Sul, Maranhão, Distrito Federal e Paraná.