O Governo do Distrito Federal nomeou nada menos que 50 aprovados no concurso de Serviço de Limpeza do Distrito Federal (SLU), cargo de analista de gestão de resíduos sólidos. O objetivo do órgão é dar continuidade ao fortalecimento da administração pública e valorização dos servidores. A cerimônia foi realizada no dia 25 de outubro e contou com a presença do vice-governador do DF, Paco Britto; do presidente do SLU, Felix Angelo Palazzo; e do secretário de Governo, José Humberto Pires.
O edital do concurso SLU-DF foi o primeiro da história para ingresso nessa carreira. As oportunidades foram para as áreas de administração, arquitetura, biologia, comunicação social, geografia, informática, modernização da gestão das atividades de resíduos sólidos e serviço social, além das engenharias ambiental, civil, elétrica, química e outras. As 50 vagas foram homologadas em 1º de agosto e as nomeações publicadas no Diário Oficial do DF (DODF) em 9 de outubro.
O edital trouxe vagas para as especialidades de Administração (6 vagas), Arquitetura (2 vagas), Biologia (1 vaga), Ciências Contábeis (2 vagas), Comunicação Social/Jornalismo (2 vagas), Comunicação Social/Relações Públicas (1 vaga), Direito e Legislação (4 vagas), Economia (2 vagas), Engenharia Ambiental (6 vagas), Engenharia Civil (8 vagas), Engenharia de Produção (2 vagas), Engenharia de Segurança do Trabalho (1 vaga), Engenharia Mecânica (2 vagas), Engenharia Química (1 vaga), Geografia (2 vagas), Informática (4 vagas), Modernização da Gestão das Atividades de Resíduos Sólidos (2 vagas) e Serviço Social (1 vaga). O salário fixado no edital foi de R$ 5.070,00 por regime de trabalho de 30 horas por semana.
O edital do concurso foi publicado em 14 de janeiro e as provas realizadas em 19 de maio. As 50 vagas foram homologadas em 1º de agosto e as nomeações publicadas no Diário Oficial do DF (DODF) em 9 de outubro. “Gostaria de parabenizar os aprovados, todos qualificados para prestar esse serviço. Saibam que esse concurso é de vital importância para o DF”, destacou Paco Britto.
“O desafio de manter essa cidade limpa e organizada é muito importante. O governador Ibaneis Rocha criou o programa GDF Presente, que está em todas as cidades, e o SLU tem sido um parceiro muito grande”, elogiou José Humberto, secretário de Governo.
A carreira
A Carreira de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos foi criada pela Lei n.º 3.752, de 25 de janeiro de 2006. Os cargos foram aproveitados na nova estrutura da Carreira de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos que estão organizados em 55 postos de Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, nível superior, 400 de Assistente de Gestão de Resíduos Sólidos, nível médio e 2.595 cargos de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, nível fundamental.
Assim, o ingresso dos servidores do SLU foi por meio da Carreira de Administração Pública, uma vez que nesses últimos 12 anos não houve concurso para ingresso nos cargos de Analista, Assistente e Agente de Gestão de Resíduos Sólidos. Nesse contexto, os últimos servidores que ingressaram na Carreira de Administração Pública no cargo de Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, tomaram posse nos anos de 1991 e 1992.
Especialidades e vagas nomeadas
• Administração (6)
• Arquitetura (2)
• Biologia (1)
• Ciências contábeis (3)
• Comunicação Social/Jornalismo (2)
• Comunicação Social/Relações públicas (1)
• Economia (2)
• Engenharia ambiental (6)
• Engenharia civil (8)
• Engenharia de produção (2)
• Engenharia Elétrica (2)
• Engenharia de segurança do trabalho (1)
• Engenharia mecânica (2)
• Engenharia química (2)
• Geografia (2)
• Informática (4)
• Modernização da gestão das atividades de resíduos sólidos (2)
• Serviço social (2)