O concurso Segurança PE (Pernambuco) está na mira da governadora do estado, Raquel Lyra. Há grande expectativa sobre estes editais.
Através das redes sociais, a governadora informou que o estado realizará, em breve, novos editais para as forças de segurança.
Além disso, ela deixou claro sobre estar ciente das necessidades do estado e da urgência na composição do quadro de profissionais. No início do mês de março, Raquel já tinha falado sobre a realização dos certames.
Vagas concurso Segurança PE
Ao todo são 4.741 vagas. Sendo estas:
Polícia Militar
- 2.400 vagas para praças
- 180 oficiais
Corpo de Bombeiros
- 400 vagas para praças
Polícia Civil
- 1.200 agentes
- 300 escrivães
- 50 peritos papiloscopistas
- 47 delegados
Polícia Científica
- 50 peritos criminais
- 50 médicos legistas
- 60 agentes de medicina legal
- 4 agentes de perícia criminal
Expectativa desde 2022
Desde o ano passado, a deputada estadual de Pernambuco, Gleide Ângelo, se pronunciou cobrando urgência na realização dos certames.
A indicação 11.523/2022 foi direcionada ao governo do Estado e à Secretaria de Defesa Social (SDS) que são responsáveis diretos da organização dos concursos.
Sobre o assunto, disse: “Faço apelo às autoridades no sentido de que seja publicado, com a máxima urgência e antes do encerramento do presente ano, o edital do concurso público para preenchimento das 4.741 vagas para a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, a serem distribuídas entre a Polícia Militar de Pernambuco, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, a Polícia Civil de Pernambuco e a Polícia Científica de Pernambuco“.
Isso porque, a promessa do certame também veio por parte do ex-governador Paulo Câmara. O parlamentar anunciou a abertura do concurso Segurança PE com 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado. Humberto Freire, ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco também citou sobre novos certames.
Sobre as seleções, Humberto informou que as oportunidades serão para: Polícias Militar, Civil, Científica e para o Corpo de Bombeiros teriam editais ainda em 2022, o que não aconteceu.
Outros certames previstos no Nordeste
O concurso Câmara de Natal pode ter edital liberado em breve. Com isso, espera-se que sejam liberadas 57 vagas mais formação de cadastro reserva.
Vale lembrar que o certame já tem banca organizadora definida e devidamente contratada, ficando sob responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN).
Vagas previstas concurso Câmara de Natal
Espera-se 57 vagas mais formação de cadastro reserva para os cargos de Assistente Legislativo e Técnico Legislativo, em diferentes especialidades:
- Técnico Legislativo:
- Administração – 5 vagas
- Eletro Eletrônica – 1 vaga;
- Eventos – 2 vagas;
- Manutenção e Suporte em Informática – 2 vagas;
- Rede de Computadores – 2 vagas; e
- Guarda Legislativo Municipal – 10 vagas.
- Assistente Legislativo:
- Administrador – 4 vagas;
- Assistente Geral – 12 vagas;
- Arquivista – 1 vaga;
- Arquiteto Urbanista: 1 vaga;
- Biblioteconomia: 1 vaga;
- Contador: 3 vagas;
- Economista – 1 vaga;
- Engenheiro Civil – 1 vaga;
- Engenheiro da Comunicação – 2 vagas;
- Jornalista – 3 vagas;
- Gestão Pública: 1 vaga;
- Letras – 2 vagas;
- Pedagogia – 1 vaga;
- Pregoeiro – 1 vaga;
- Web Design – 1 vaga.
Além disso, há grande expectativa para edital com 10 vagas para a carreira da Guarda Legislativa.
Cargos do concurso Câmara de Natal
Por mais que as vagas e cargos já tenham sido confirmados, o projeto básico, que funciona como o espelho do edital, inclui uma oferta de vagas maior e com a inclusão de outra carreira, sendo ela a de guarda legislativo, de nível médio.
Segundo o documento, são 57 oportunidades e não 47 como falado anteriormente para as seguintes carreiras:
- nível médio: técnico legislativo (12) e guarda legislativo (dez); e
- nível superior: assistente legislativa (35).
Para a carreira de técnico, as vagas esperadas estão divididas entre áreas de Administração (cinco), Eletroeletrônica (uma), Eventos (duas), Manutenção e Suporte em Informática (duas) e Rede de Computadores (duas).
Os candidatos que desejam seguir carreira de assistente poderá escolher as seguintes áreas: administrador (quatro), geral (12), arquivista (uma), arquiteto urbanista (uma), Biblioteconomia (uma), contador (três), economista (uma) e engenheiro civil (uma) e da computação (duas).
As demais vagas são Gestão Pública (três), jornalista (uma), Letras (duas), Pedagogia (uma), pregoeiro (uma) e web design (uma).
O certame está em fase de escolha da banca. Após esses trâmites, o edital poderá ser finalmente divulgado. Mediante os prazos necessários, essa etapa deve ser finalizada em 2023.