A Secretaria de Estado de Fazenda do Espírito Santo tem edital de concurso público (Concurso SEFAZ ES 2021) em andamento para o preenchimento de 150 vagas no cargo de Auditor-Fiscal da Receita Estadual.
Os candidatos do certame já podem conferir os locais de provas do próximo domingo, 29 de agosto. A consulta individual foi disponibilizada pela banca organizadora. Segundo a empresa, a prova objetiva de Conhecimentos Específicos será realizada das 8h às 12h.
Já a parte de Conhecimentos Gerais e a prova discursiva ocorrerão no período das 14h30 às 19h.
O certame registrou mais de 14 mil inscritos. A relação preliminar de inscritos foi divulgada no dia 20 de julho por meio do site da banca. Foram, ao todas, 14.106 inscrições homologadas. Sendo assim, a concorrência ficou em cerca de 282 candidatos por vaga imediata.
Do quantitativo de vagas liberadas no edital, 50 são imediatas e 100 em cadastro de reserva (visando contratação conforme necessidade). Haverá reserva de vagas para negros (17%), deficientes (10%) e indígenas (3%).
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter nível superior em qualquer área. A remuneração paga será de R$12.492,19, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.
Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever até as 16 horas do dia 05 de julho de 2021, no site da FGV, banca organizadora do concurso. A taxa de inscrição custou R$87.
O candidato poderá solicitar isenção da taxa. Para isso, é necessário ser considerado hipossuficiente economicamente, doador de medula óssea, eleitor convocado e nomeado pela Justiça Eleitoral do Estado do Espírito Santo, que prestaram serviços nas eleições político partidárias ou pessoa física que se declare isenta de apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição: entre as 16h do dia 31 de maio até as 16h de 2 de junho.
O concurso SEFAZ-ES 2021 vai contar com provas objetivas, redação e análise de títulos. As avaliações foram marcadas para o dia 29 de agosto de 2021, em dois turnos. As provas serão aplicadas em Vitória (ES).
As provas objetivas serão realizadas das 8h às 12h, momento em que os candidatos realizarão a prova de Conhecimentos Específicos. No período da tarde, das 14h30 às 19h, será a vez de os candidatos fazerem a prova objetiva de Conhecimentos Gerais e o exame discursivo.
“Considerando as possíveis implicações relacionadas à pandemia da Covid-19, a data provável da aplicação da prova será confirmada com 30 dias de antecedência”, diz a banca.
A prova objetiva do concurso SEFAZ-ES vai contar com 110 questões. Desse total, 50 são de Conhecimentos Gerais, com peso 1, e 60 de Conhecimentos Específicos, com peso 2.
Conhecimentos Gerais – 50 questões com peso 1:
Língua Portuguesa – dez questões (10 pontos)
Raciocínio Lógico e Matemática Financeira – seis questões (6 pontos)
Direito Empresarial – seis questões (6 pontos)
Direito Constitucional – cinco questões (5 pontos)
Direito Administrativo – seis questões (6 pontos)
Direito Civil e Penal – seis questões (6 pontos)
Contabilidade Geral – dez questões (10 pontos)
Conhecimentos Específicos – 60 questões com peso 2
Direito Tributário – 15 questões (30 pontos)
Legislação Tributária do Espírito Santo – 15 questões (30 pontos)
Contabilidade Avançada e de Custos – dez questões (20 pontos)
Tecnologia da Informação aplicada à Auditoria Tributária – dez questões (20 pontos)
Auditoria Tributária – dez questões (20 pontos)
Segundo o edital, será aprovado na prova objetiva, o candidato que, cumulativamente, obtiver no mínimo 25 pontos em Conhecimentos Gerais, obtiver no mínimo 60 pontos em Conhecimentos Específicos, obtiver no mínimo 102 pontos na soma das notas das Provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos e se classificar até a 300ª posição, observadas as reservas de vagas e respeitados os empates na última colocação.
É importante destacar que os candidatos também irão realizar uma redação do tipo dissertativa-argumentativa sobre tema referente à parte de Conhecimentos Específicos. Somente serão corrigidas as avaliações discursivas dos candidatos aprovados na prova objetiva até a posição 300ª, considerando os empatados na última colocação.
Na ampla concorrência, serão corrigidas as redações da posição até 204ª. Ademais, serão corrigidos os textos dos deficientes (até a posição 30ª), negros (até a posição 54ª) e indígenas (até a posição 12ª).
Caso não sejam atingidos os quantitativos para as vagas reservadas a deficientes, negros e indígenas, o quantitativo remanescente será acrescido ao destinado à ampla concorrência.
A validade do concurso SEFAZ-ES 2021 será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.