O concurso Receita aconteceu no último domingo, 19 de março. As vagas foram para auditor ou analista e os candidatos responderam a uma prova com nível elevado.
As provas aconteceram em dois turnos, sendo a primeira, às 08 horas e a segunda, às 19 horas. Ao todo, foram nove horas de prova, somando Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Específicos e prova discursiva.
De acordo com levantamentos, foram 154 mil inscritos. As avaliações aconteceram em todo o Brasil.
Candidatos falam sobre as provas do concurso Receita
Os candidatos reclamaram sobre o longo período das provas, por ser extensa, exigiu muita tranquilidade, preparo e paciência.
Pelas redes sociais, as pessoas que realizaram as provas disseram: “Concurso da Receita mais tarde, 9h de prova, passei a noite inteira acordado, não consegui dormir absolutamente nada, seja o que Deus quiser”
Outros chegaram a brincar sobre a situação: “pq Deus resolvi inventar de fazer a prova da receita federal??? onde eu estava com a cabeça? dia inteiro de prova só posso ser doida mesmo”.
Sobre o tamanho da prova do concurso Receita, uma candidato disse: “Os textos foram muitos bem escolhidos. A FGV tem umamania de colocar textos longos e cansativos, e depois pede a interpretação de todos. Dessa vez, escolheu trabalhar com fragmentos, o que achei bem interessante, porém as questões foram bem complicadas”.
Alguns candidatos chegaram até a pontuar que foi a prova mais difícil que fizeram. As disciplinas também foram temas falados pelos concurseiros. Entre os comentários ditos foram:
- “Raciocínio Lógico e Matemático teve de tudo, menos chance de raciocínio”;
- “Complicada”;
- “Prova super cansativa, estilo Enem”;
- Difícilima”;
- “Inglês cobrou conhecimento em qua língua?”
- “Foi só fumo essa prova”;
- “Matemática, Estatistica e Fluência em dados bem difíceis. As demais na média da FGV”;
- “Só saia lágrimas”.
Professores comentam sobre o concurso Receita
Sobre o nível de dificuldade das provas, os professores destacaram que as avaliações no turno matutino foram dentro do esperado. “Se você se preparou adequadamente, você deve ter tido um bom desempenho nessa prova da manhã”, destacou o professor Eduardo Newman.
O segundo turno das provas manteve o nível e a FGV, banca organizadora, cumpriu o que realmente faz. “A prova da Receita Federal estava bem fácil para quem é de contabilidade, da análise de dados ou de TI. Para mim, estava na língua dos anjos”, disse uma candidata.
No twitter, uma candidata disse: “A prova da tarde da Receita me deixou tão destruída mentalmente que nem fiquei para levar a prova. Só queria sair daquela sala“.
Contudo, mesmo diante de inúmeras reclamações, outros candidatos disseram que a prova do concurso Receita foi justa e que a banca fez o esperado.
Como foram as provas do concurso Receita?
A prova objetiva foi composta por 140 questões de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão, totalizando 140 pontos.
Cargo de auditor
Prova – Conhecimentos Básicos (Manhã)
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Língua Inglesa – oito questões;
- Raciocínio Lógico Matemático – oito questões;
- Estatística – 10 questões;
- Economia e Finanças públicas – 10 questões;
- Administração Geral – 10 questões;
- Administração Pública – oito questões;
- Auditoria – oito questões;
- Contabilidade Geral e Pública – oito questões;
- Fluência em Dados – 10 questões;
Prova – Conhecimentos Específicos (tarde)
- Direito Administrativo – oito questões;
Direito Constitucional – oito questões;
Direito Previdenciário – 10 questões;
Direito Tributário – oito questões;
Legislação Tributária – 10 questões;
Legislação Aduaneira – – oito questões; questões;
Cargo de analista
Prova – Conhecimentos Básicos (Manhã)
- Língua Portuguesa – 15 questões;
- Língua Inglesa – 10 questões;
- Raciocínio Lógico Matemático – 10 questões;
- Estatística – 10 questões;
- Administração Geral e Política – 10 questões; e;
- Influência em Dados – 15 questões.
Prova – Conhecimentos Específicos (Tarde)
- Direito Constitucional – 14 questões;
- Direito Administrativo – 12 questões;
- Direito Tributário – 16 questões;
- Legislação Tributária – 14 questões; e
- Legislação Aduaneira – 14 questões.
Prova discursiva
A prova discursiva do cargo de auditor-fiscal foi composta por duas questões discursivas, valendo 30 pontos cada, conforme o conteúdo programatico de Conhecimentos Específicos.
Por sua vez, a prova discursiva do analista-tributário teve somente uma questão discursiva, também valendo 30 pontos, sendo cobrada de acordo com o conteúdo programatico de Conhecimentos Específicos.
A segunda etapa do certame será composta pelo curso de formação profissional (CFP). Esta fase será de caráter eliminatório e desenvolvido na modalidade online síncrona e assíncrona, Ensino a Distância (EaD).