Concursos Abertos

Concurso público: dicas de estudos e planejamentos

Estudar para um concurso público pode ser um grande desafio, no entanto, é uma necessidade para quem objetiva essa modalidade de carreira profissional.

Concurso público: dicas de estudos e planejamentos

Para realizar uma rotina de estudos voltada para o concurso público, é importante que faça um planejamento sobre a sua rotina atual para verificar qual é o tempo disponível para cada matéria a ser estudada, ao passo que também deve analisar como organizar essa rotina.

Faça a gestão do seu tempo

No dia em que tiver menos tempo disponível, é possível separar esse tempo para realizar resumos ou mapas mentais, por exemplo. Nos dias em que estiver com mais disponibilidade para os estudos, é importante separar um assunto e estudá-lo de maneira completa.

A importância dos resumos

Resumir a matéria é muito importante, já que é uma forma de fixar o seu conhecimento. Além disso, ainda que já tenha adquirido um certo conhecimento específico, assistir videoaulas pode ser interessante para analisar o seu grau de aprendizado e a necessidade de se aprofundar em algum aspecto.

Utilize a internet de forma objetiva

Além das videoaulas, a internet também é uma fonte de muitos recursos para quem deseja passar em um concurso público, por possuir diversos tipos de gabaritos e editais anteriores, sendo uma opção importante para quem deseja criar um cronograma dentro de uma área específica.

Certamente, as provas não são iguais, contudo, a análise do conteúdo pode viabilizar um modelo de rotina de estudos, assim poderá entender quais são as exigências da banca organizadora do concurso público de seu interesse.

Salve documentos e aulas específicas

Dentro da sua rotina de estudos é importante que separe poucos minutos para resumos específicos e horas disponíveis para matérias concretas. Reforce o seu conhecimento através de videoaulas e separe materiais para essa finalidade, salvando arquivos em PDF e eliminando as distrações, como redes sociais, por exemplo, durante esse período próprio de estudos.

Adapte o seu cronograma

Lembre-se de que a sua nova rotina de estudos tem que se enquadrar na sua rotina atual, assim como as demais tarefas. Por isso, a elaboração de um cronograma é uma forma simples de minimizar a autossabotagem em diversos aspectos.

Além disso, é viável destacar a importância do equilíbrio na sua rotina no que tange a hidratação, alimentação e descanso. Já que dessa forma poderá elevar o seu conhecimento e alcançar o seu objetivo de passar em um concurso público de forma planejada.