Concurso Polícia Penal SP anuncia novidades sobre edital e provas; confira!
Confira o andamento do certame!
O concurso Polícia Penal SP (São Paulo) anuncia datas para liberação do edital e realização das provas. Vale lembrar que a autorização aconteceu em novembro, assim como a confirmação do quantitativo de vagas.
Ao todo serão 1.100 vagas e foi afirmado que o processo de escolha da banca está em andamento. Sobre o prazo do edital, disse: “Estamos na fase de contratação da empresa que realizará o concurso. A ideia é publicar o edital no primeiro semestre de 2023. A prova objetiva acontece em torno de 70 dias após a publicação do edital”
Vale lembrar que além da etapa objetiva, o certame vai conter mais 3 fases, sendo elas:
- Prova de condicionamento físico;
- Prova de aptidão psicológica;
- Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e privada.
De acordo com diretora técnica na Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP SP), Daniela Marinho, foi afirmado que serão cobradas questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.
“A prova física terá a mesma estrutura dos concursos anteriores”
Ainda sobre fases e contratação foi mencionado: “É um concurso de quatro fases. Ele demora, em média, um ano e meio para ser realizado. Então a nomeação acontece após a homologação, prevista para o segundo semestre de 2024″.
Daniela ainda afirma sobre a possibilidade de demais chamadas, enquanto o concurso estiver válido. Vale lembrar que após a posse, o aprovado vai contar com curso de formação no prazo de três meses.
Detalhes do concurso Polícia Penal SP
Mediante autorização, deve-se iniciar os trâmites para liberação do edital. Inicialmente, será formada uma comissão organizadora. O grupo vai trabalhar em prol da escolha da banca e da realização do cronograma, antes do início das inscrições.
Na última seleção, a MS Concursos foi a banca escolhida. Na ocasião, o certame aconteceu em 2017 e foram abertas 1.034 vagas, sendo 934 para homens e 100 para mulheres. A carreira teve como requisito o ensino médio completo.
Além da prova objetiva, os candidatos foram avaliados por outras etapas, como por exemplo, prova de condicionamento físico, avaliação psicológica, investigação social e comprovação de conduta. É importante lembrar que as remunerações para o cargo foram de R$3.548,27.
O próximo edital do concurso Polícia Penal SP ainda não informou mais detalhes sobre requisitos. Contudo, sabe-se que a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com remunerações iniciais de R$3.515,72.
PEC
A Polícia Penal do Estado foi criada por meio da PEC promulgada no dia 30 de junho. A Proposta de Emenda à Constituição determinou que os agentes de escolta e vigilância e agentes de segurança penitenciária foram transformados em policiais penais.
Com isso, a carreira se tornou vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP SP). O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari, após assinar a promulgação da lei afirmou em declaração: “Esse é o melhor modelo para se fazer a Polícia Penal e transformar em força de segurança de São Paulo”.
Vale lembrar que a ação é um pedido antigo da categoria. Sendo assim, a contratação de novos profissionais só será preenchido por meio de concurso público.
Com isso, é importante destacar que entre as funções do cargo estão garantir a segurança dos estabelecimentos penais, a custódia, o transporte e a escolta de pessoas desprovidas de liberdade.