O próximo concurso da Polícia Federal está próximo de ser divulgado para aproximadamente 2 mil vagas. As vagas pré-definidas mostram que o próximo certame não contemplará o cargo de Perito Criminal Federal. No entanto, mesmo assim, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) tenta criar mais 200 cargos.
Além disso, a corporação ainda comentou que o déficit permanecerá mesmo com a chegada dos aprovados do último concurso, e que se faz necessário convocar mais peritos. A APCF considera insuficiente o atual quantitativo de cargos preenchidos no cargo.
Por esse motivo, a associação conta com um projeto que visa criar 200 novos cargos para essa carreira. A distribuição não foi revelada.
O presidente da APCF, Marcos Camargo, considera uma medida completamente equivocada o governo atual abrir um novo concurso público sem oferta de vagas para peritos.
“Isso é inegável. Os peritos criminais federais também precisam, pois estão incluídos nas categorias funcionais da Polícia Federal. Fazer concurso da Polícia Federal sem contemplar a perícia criminal federal é completamente equivocado”, disse.
Último concurso da PF não preencheu o déficit total de servidores
Segundo informações da Associação, atualmente a Polícia Federal tem um quadro com 1.100 profissionais de peritos criminais ativos. No entanto, o quantitativo não é suficiente para os profissionais desenvolverem todas as atividades de maneira eficaz.
O déficit chega a 90 cargos vagos. Os cargos, em sua maioria, serão preenchidos por aprovados do último certame, mas ainda insuficientes, visto que o edital com 500 vagas contava com apenas 60 vagas para carreira.
O concurso Polícia Federal 2020/2021
Cresce a expectativa de abertura do novo edital de concurso público da Polícia Federal (Concurso Polícia Federal PF 2020). No dia 20 de agosto, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou que o concurso PF já está autorizado. O aval foi feito de maneira extraoficial e contempla 2 mil vagas para a área Policial.
A declaração do presidente foi dada durante sua live. De acordo com Bolsonaro, ele se reuniu com o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e também com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que decidiram pelo aval do concurso.
Além da Polícia Federal, Bolsonaro confirmou que a Polícia Rodoviária Federal também vai abrir novo concurso. No entanto, ele ainda não confirmou o aval para a PRF.
“A pedido do próprio do diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre, nós conversamos com o ministro da Justiça André Mendonça e com Paulo Guedes. Foi autorizado a abertura de concurso para 2 mil policiais federais. Com toda certeza a PRF também vai ter abertura de concurso para breve de modo que seus quadros permaneçam cumprindo com o seu dever”, disse o presidente.
Agora, o próximo passo será a publicação da autorização do concurso público da Polícia Federal no Diário Oficial da União, com assinatura do ministro da Economia, Paulo Guedes. No documento vai constar o prazo de abertura de até seis meses para publicação do edital.
No dia 02 de agosto, Bolsonaro já havia confirmado o preenchimento de 2 mil vagas na PF. A declaração foi dada por meio de seu Instagram.
“No corrente ano a Polícia Federal contará com mais 600 profissionais, bem como o novo Ministro da Justiça anunciou novo concurso para mais 2.000 vagas”, disse o presidente em seu perfil.
Distribuição das vagas do concurso PF
Área policial
- 1.016 vagas de agente;
- 600 vagas de escrivão;
- 300 vagas de delegado; e
- 84 vagas de papiloscopista.
Área administrativa
- Administrador – 21 vagas
- Arquivista – 08 vagas
- Assistente social – 10 vagas
- Bibliotecário – 01 vaga
- Contador – 09 vagas
- Economista – 03 vagas
- Enfermeiro – 03 vagas
- Engenheiro – 01 vaga
- Estatístico – 04 vagas
- Farmacêutico – 01 vaga
- Médico – 65 vagas
- Nutricionista – 01 vaga
- Odontólogo – 11 vagas
- Psicólogo – 05 vagas
- Técnico em assuntos educacionais – 13 vagas
- Técnico em comunicação social – 03 vagas
- Agente administrativo – 349 vagas
Último concurso da Polícia Federal
Em 2018, a Polícia Federal abriu edital para preenchimento de 500 vagas. As oportunidades do concurso da Polícia Federal foram destinadas aos cargos de Agente Policial (180 vagas), Delegado de Polícia (150 vagas), Papiloscopista (30 vagas), Perito Criminal (60 vagas) e Escrivão (80 vagas). O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe Cespe/UnB) teve a responsabilidade do certame.
A Polícia Federal recebeu a participação de 147.744 inscritos. O cargo de maior procura foi o de Agente de Polícia Federal, com 92.671 interessados. Com 180 vagas, a concorrência geral foi de aproximadamente 514 candidatos por vaga.
100% de Acordo com Último Edital