O concurso da Polícia Civil do Estado do Pará (Concurso PC PA) segue com inscrições abertas. De acordo com os documentos publicados, são oferecidas nada menos que 1.088 vagas em quatro cargos diferentes. O Instituto AOCP tem a responsabilidade do certame.
Inicialmente, estavam previstas 1.495 vagas no concurso. No entanto, a SEPLAD reduziu o quantitativo de oportunidades. A redução aconteceu somente no cargo de investigador, que deixou de ofertar 818 para oferecer 506 oportunidades. O concurso PC-PA vai contar com vagas para os cargos de:
O cargo de Delegado requer nível superior em Direito. Os demais cargos têm requisito de curso de graduação completo em qualquer área.
Investigador
Requisitos: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições: Proceder, mediante determinação da autoridade Policial, às diligências e investigações Policiais com o fim de coletar elementos para a elucidação de infrações penais ou administrativas para instrução dos respectivos procedimentos legais; efetuar prisões em flagrantes ou mediante mandato (conduzir e escoltar presos); cumprir mandados expedidos pela autoridade Policial ou judiciária competente; operar equipamento de comunicações, entre outros cargos.
Escrivão
Requisitos: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições: Participar na formação de inquéritos Policiais e procedimentos administrativos, sob a presidência da autoridade Policial competente; expedir, mediante requerimento deferido pela autoridade Policial competente, certidões e translado; executar tarefas administrativas atinentes à atividade cartorária; entre outros cargos.
Papiloscopista
Requisitos: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições: Desempenhar atividades relacionadas ao cumprimento das formalidades legais necessárias aos inquéritos, aos processos e aos demais serviços cartorários; colher as impressões digitais no vivo e no morto, para fins de identificação civil e criminal; proceder à identificação papiloscópica e necroscopapiloscópica com a elaboração do respectivo laudo técnico; proceder à perícia iconográfica e ao retrato falado, com a elaboração do respectivo laudo técnico.
Delegado
Requisitos: Diploma em curso de nível superior completo de bacharel em Direito, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições: Dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades administrativas e operacionais do órgão ou unidade policial sob sua direção; cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da Polícia Civil; planejar, dirigir e coordenar, com base na estatística policial e no conhecimento produzido pela atividade de inteligência policial, as operações policiais no enfrentamento efetivo à criminalidade, na área de sua competência; exercer poderes discricionários afetos ao cargo que objetivem proteger os direitos inerentes à pessoa humana e resguardar a segurança pública e a justiça criminal; praticar todos os atos da polícia, na esfera de sua competência, visando à diminuição da criminalidade e da violência.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 07 de dezembro e 04 de fevereiro de 2021, no site do Instituto AOCP, o organizador. A taxa de inscrição vai custar:
O concurso PC-PA terá eliminatórias e classificatórias, sendo aplicadas nos seguintes dias:
As provas serão realizadas em Belém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.
100% de Acordo com Último Edital